terça-feira, 16 de junho de 2009

Tudo sobre o Enem: da inscrição aos simulados


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começaram ontem. Para participar, faça seu cadastro no site até o dia 17 de julho, para quem não terminou o ensino médio, e até o dia 19 de julho, para quem já concluiu. Preste atenção, confira seus dados e aguarde a mensagem de confirmação no seu e-mail. Imprima o comprovante de inscrição, o boleto bancário e pague a taxa de 35 reais em qualquer agência. Se for o caso, solicite a isenção da taxa. Os comprovantes estarão disponíveis até 24 de julho, para candidatos que não concluíram o ensino médio, e até dia 31 de julho, para os que já finalizaram a chamada educação básica.

A prova deste ano foi reformulada e será totalmente nova. Será dividida em dois dias, aplicada em 3 e 4 de outubro, somando 10 horas de duração, no total. Terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Uma boa opção, é treinar para se preparar bem para a prova. Para isso, fique de olho nos simulados.

O Sistema Anglo de Ensino divulgou um simulado que segue os novos moldes da prova, embora tenha apenas 100 questões. Para acessá-lo, clique aqui. Nos dias 29 e 30 de agosto será aplicada uma nova simulação, presencial. Na primeira prova compareceram mais de 70 mil estudantes de 140 cidades. O Objetivo criou um simuladão, com 200 questões, que está disponível na internet. Já o Sistema Uno também está oferecendo uma prova online, no entanto, ela está funcionando apenas no navegador Firefox, pelo menos nos testes feitos aqui na redação. Lembre-se: estas são apenas algumas dicas de modelos de prova para você se exercitar, já que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai publicar um simulado oficial, ainda sem data marcada.

Até agora 42 instituições, de um total de 55, confirmaram a utilização do Novo Enem. Para conhecer quais faculdades aderiram ao Enem, de que forma e para tirar outras dúvidas sobre a prova, acesse o site do Inep. Não deixe para a última hora para fazer sua inscrição, pois neste ano elas serão feitas somente pela internet e, em geral, nos últimos dias as páginas ficam sobrecarregadas, dificultando o acesso. No primeiro dia de inscrição, o Inep informou ter recebido mais de 90 mil inscrições por meio do site.

Nenhum comentário: