Se você não possui renda suficiente para pagar uma faculdade fique atento ao ProUni. As inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) já estão abertas e vão até o dia cinco de junho. Para o segundo semestre serão oferecidas 91,2 mil bolsas, sendo 57 mil integrais e 33 mil de 50%.
Para concorrer, você precisa ter cursado o ensino médio na rede pública, ou em escolas particulares, como bolsista integral. Além disso, separe seus documentos, pois deverá comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (697,50 reais), no caso de bolsas integrais, e de até três salários mínimos (1.395 reais) para as bolsas que custeiam 50% da mensalidade. E um ponto importante: não adianta tentar se você não prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública.
Fraudes
Em meados de abril, a auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) detectou bolsistas com renda pessoal superior a 200 mil reais por ano, sendo que 1,7 mil deles possuem carros registrados em seu nome - cerca de 39 deles são modelos de luxo (Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan). Além disso, foram encontrados casos de bolsistas que também estudam em universidades federais, o que é proibido. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que responsabilidade das instituições de ensino fiscalizar a renda seus bolsistas. As irregularidades estão sendo investigadas para identificar se estes alunos ainda são beneficiários do ProUni ou se são ex-bolsistas, já que no último caso não haveria fraude. Comprovadas as fraudes, os envolvidos serão desligados do programa. Por isso, a distribuição das bolsas neste ano promete ser ainda mais burocrática, para evitar que outros escândalos deste gênero voltem a ocorrer.
O processo seletivo desta edição ocorrerá em duas etapas e será feito via internet. A primeira fase vai até o dia 15 de julho, quando o Ministério da Educação divulgará a primeira lista de pré-selecionados. A segunda etapa começa em 20 de julho, para os estudantes que não foram selecionados ou não participaram da primeira fase. Fique por dentro do calendário e do regulamento no site do MEC, no qual você também poderá se inscrever. Boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário