quinta-feira, 2 de julho de 2009

Novo currículo escolar para o Ensino Médio

Depois de alterar a estrutura e os conteúdos do ENEM, o Ministério da Educação (MEC) lançou a proposta de remodelar a grade curricular do Ensino Médio. O projeto foi aprovado, por unanimidade, na terça-feira, dia 30, pelo Conselho Nacional de Educação.

A partir do ano que vem, escolas de todas as regiões do país receberão financiamento para transformar o atual currículo. A idéia inicial é que as primeiras instituições a implementarem a mudança sejam as 100 escolas com os piores resultados no ENEM, com a média de 36 pontos, de um total de 100.

No novo modelo, os conteúdos seriam divididos nos eixos de trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Outra novidade é que o aluno poderia escolher 20% da sua grade curricular, que poderá se compor de aulas extras de artes, esportes ou complementares aos conteúdos básicos de matemática, química, português, entre outros. Além disso, a carga horária deve aumentar de 2,4 mil para 3 mil horas.

De modo geral, a nova proposta visa estimular a leitura, a reflexão e uma atitude social ativa dos alunos perante o mundo e o mercado de trabalho. Além disso, outro objetivo é criar uma forma flexível e interdisciplinar de passar as matérias, sem as divisões entre disciplinas existente hoje, para incentivar os alunos a permanecerem na escola. Segundo O Estado de S. Paulo, as taxas de evasão do ensino médio são muito altas: 661 mil estudantes abandonaram a escola entre 2005 e 2007.

A medida será aplicada inicialmente em escolas públicas, mas deverá se estender a todas as instituições de nível médio. Nos próximos 40 dias, o MEC deverá definir o orçamento, a forma de financiamento e a nova estrutura curricular.

O que você acha da alteração? Vai ser ruim ou benéfica para os estudantes? Você considera que as escolas têm estrutura para ensinar com este novo modelo didático?

3 comentários:

Anônimo disse...

acredito que algo deva ser feito. Essa atitude do Ministério da Educação vem numa boa hora. Parabéns ao ministro e a toda equipe. Vamos rumo a um Brasil de educação de primeira.

Anônimo disse...

A mudança na grade curricular passou a ser ainda mais necessária com a chegada do "novo ENEM".. Se o governo se preocupar mais com a educação, dando estrutura pras escolas, o metódo pode ser um sucesso.

Anônimo disse...

O ideal é prepar o jovem para o mercado de trabalho,fazer a interação com disciplinas que serão uteis para o desenvolvimeto em sociedade e oferecer suporte para o ensino superior. Dessa maneira o aluno sai do ensino médio mais preparado para escolher uma profissão.