sexta-feira, 24 de julho de 2009

Livros para vestibular são tema de palestra

Com tanta coisa para estudar para os vestibulares, nada melhor do que recorrer a palestras, resumos e filmes para ajudar a memorizar alguns conteúdos. Pensando nisso, você pode aproveitar o ciclo de palestras promovido pela Biblioteca Mário de Andrade para entender um pouco mais sobre cada uma das obras exigidas nos vestibulares da Unicamp, PUC-SP e USP.

Agosto
8/8 - Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida
15/8 - Dom Casmurro, de Machado de Assis
29/8 - Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Setembro
12/9 - O Cortiço, de Aluizio de Azevedo
19/9 - Iracema, de José de Alencar
26/9 - A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz

Outubro
17/10 - Vidas Secas, de Graciliano Ramos
24/10 - Antologia Poética, de Vinícius de Moraes
31/10 – Capitães da Areia, de Jorge Amado

Ministradas por professores da PUC-SP, as aulas são abertas para o público em geral. E o melhor: é de graça e não é necessário se inscrever, basta comparecer com meia hora de antecedência. Neste ano, o evento ocorrerá de agosto a outubro, no Centro Cultural São Paulo, na sala Jardel Filho, aos sábados, a partir das 10h30.

Quem gostar de cinema e estiver cansado de estudar, pode dar uma pausa e assistir aos filmes baseados nos livros. Entre as adaptações existentes, destacaria a minissérie Capitu, exibida no início do ano pela Rede Globo e Vidas Secas(1963), dirigido por Nelson Pereira dos Santos, cineasta brasileiro considerado um dos pais do Cinema Novo. Este é um exercício muito interessante de análise, pois nem sempre o diretor leva para o filme as mesmas reflexões colocadas no livro ou pode explorar algumas idéias com mais, ou menos, ênfase do que a obra literária.

Serviço:
Centro Cultural São Paulo – CCSP
Rua Vergueiro,1000.
Contato- (11) 3241-3459 ou 3256-5270 ramal 206
difusaocultura@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário: