terça-feira, 21 de julho de 2009

Carteado no escritório? Conheça o Planning Poker!

Já não é a primeira vez que vejo a equipe de tecnologia do Ikwa aqui atrás da minha mesa jogando uma espécie de carteado. Só que ao invés de corações, balões, espadas e losangos coloridos, é um baralho de números estranhos e que, a princípio, não fazem sentido algum.



Conversando com o Mateus e com o Willian, mais velhos da turma, descobri que a jogatina que rola aqui- claro- faz parte do trabalho. Conhecido como Plannig Poker, o método criado em 2002 por James Grenning auxilia na estimativa da complexidade dos trabalhos a serem desenvolvidos. O esquema, resumido, é o seguinte:



O baralho é composto, basicamente, pela sequência Fibonacci (0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 50, 80 ,100), que conheci na época do colégio (quem diria que meu caminho se cruzaria novamente com estes números). A cada rodada os jogadores analisam, com base nos números das cartas colocadas na mesa, um item de uma lista de demandas da equipe. Os valores representam o quão difícil pode ser cada tarefa. Eles discutem, discutem e chegam a um consenso sobre o que fazer com os próximos trabalhos.



Segundo o Laércio, chefe dessa rapaziada, o método é utilizado no Ikwa há pouco tempo. Apesar de uma demanda antiga dele, foi uma decisão conjunta do pessoal de TI. Pois é, a vida de um programador não é só em frente ao pc. Pelo que pude perceber, aos poucos, o conhecimento do pessoal mais novo aqui, como o Altair e o Vinicius, se nivela com o dos veteranos. Todo mundo aprende com todo mundo. Além disso, a equipe fica mais comprometida e a previsão do cronograma para os próximos meses fica mais concreta.

Melhor do que ficar aqui tagarelando sobre os resultados desse jogo, indico que você confira as impressões do próprio Laércio, a respeito do trabalho e da sua experiência com essa equipe. Não só de letrinhas em telas pretas é que vivem os moços da TI....

2 comentários:

Anônimo disse...

Æ!!

Legal o posto sobre o nosso planning Poker! =)

Essa é uma técnica muito interessante para conseguir dar previsões mais precisas de como as coisas podem ser entregues, pois conseguimos envolver todos os membros da equipe no planejamento, onde cada um mostra individualmente o que acha sobre cada tarefa.

Muitas novidades ainda virão da equipe de TI do ikwa! ;)

Há braços

Hermes Alves disse...

Olá,

Poderia indicar um lugar que possa ser comprado este "baralho"?

Abraços!