A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo) divulgou no último dia 19 a lista de aprovados na primeira fase do Exame da Ordem- obrigatório para que os formados possam advogar. Neste ano, foram 16.578 inscritos e 597 abstenções. Do total de 15.981 candidatos, foram aprovados 29,07%, aqueles que fizeram mais de 50% de acertos na prova de múltipla escolha. Na próxima fase, que vai ocorrer no dia 19 de outubro, os 4.646 aprovados devem criar uma peça profissional e responder a perguntas em forma de soluções para problemas. De acordo com os dados divulgados pela OAB, o índice de aprovação nesta etapa foi semelhante ao da edição anterior, de 31%.
O exame é muito famoso pelos altos índices de reprovação. Em geral, os candidatos afirmam que a prova está cada vez mais exigente. Porém, talvez o problema esteja no nível de formação dos alunos, que está piorando. Um dos agravantes para isso é a abertura de novos cursos de graduação em Direito. O número quase dobrou em dois anos. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), havia 700 cursos em 2004, contra 1.083 em 2007. Com isso, as faculdades ofecerem cada vez menos qualidade de ensino e não estão sendo devidamente cobradas pelas entidades que deveriam regulamentar a educação superior.
Neste ano, o Conselho Federal da OAB fez uma denúncia contra os cursos ruins, o que resultou na diminuição de 54% das vagas oferecidas pelas faculdades no país. Por isso, antes de escolher a faculdade, leve em conta a qualidade do ensino e quais os cursos que mais aprovam alunos no Exame da Ordem. Fique atento às notícias, pois a OAB não divulga mais estes rankings desde 2006, por orientação da diretoria da instituição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário