quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Graduação na Rússia


A Universidade Estatal Médica de Kursk e a Universidade Politécnica de Tomsk, na Sibéria, estão oferecendo 50 vagas para estudantes brasileiros. A Aliança Russa de Ensino Superior, entidade oficial representante das instituições de ensino superior da Rússia no Brasil desde 2005, está com as inscrições abertas até o dia 20 de setembro.

Na Universidade Estatal Médica de Kursk há trinta vagas para o curso de Medicina e na Universidade Politécnica são 20 para o curso de Engenharia Petróleo e Gás. As cidades tem em média 500 mil habitantes, baixo custo de vida e excelência no desenvolvimento da ciência, indústria e educação. Além disso, você não precisa ter necessariamente conhecimentos de russo, já que poderá fazer as aulas preparatórias em inglês até se adaptar o idioma local. O aluno pode fazer um progrma intensivo no idioma e treinar a prática de escutar, falar e ler antes de passar para o primeiro ano da faculdade. Para entrar na faculdade você fará uma série de avaliações, que incluem reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde e checagem de antecedentes criminais.

Outras instituições que costumam abrir vagas para brasileiros são a Universidade Amizade dos Povos (RUDN), criada em 1960 especialmente para alunos estrangeiros, a Universidade de Moscou Lomonosov, Academia Médica Sechenov (MMA), Universidade Politécnica de São Petersburgo e a Universidade Estatal de Bélgorod (BelGU).

No retorno, o estudante só precisa passar seu diploma por um reconhecimento em instituições brasileiras para validá-lo no país. Porém, a partir de 2010 os diplomas das universidades russas serão reconhecidos na União Européia, por meio do Diploma Único de Estudos Superiores da Europa. Mais de 270 brasileiros já participaram do programa por intermédio da Aliança Russa. Para mais informações sobre os cursos e inscrições visite o site www.aliancarussa.com.br.

Nenhum comentário: