quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estudos brasileiros obtêm destaque no Prêmio Mercosul


Foram divulgados os trabalhos vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008, promovido pela Reunião de Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt). O prêmio selecionou oito de 267 estudos sobre o tema biocombustível, elaborados por estudantes e pesquisadores da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os prêmios, que variam de US$ 2 mil a US$ 10 mil, foram divididos em quatro categorias: Iniciação Científica (estudantes de ensino médio), Jovem Universitário (universitários), Jovem Pesquisador (graduados) e Integração (equipes de pesquisadores graduados). O objetivo é homenagear trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países-membros do Mercosul, de modo a contribuir para o processo de integração regional entre os países do bloco econômico.

O primeiro lugar e a menção honrosa das categorias Jovem Universitário e Jovem Pesquisador foram concedidos a estudos brasileiros, e o trabalho fruto da parceira Brasil e Uruguai, na categoria Integração, ficou em primeiro lugar. O destaque que o país teve neste prêmio é importante para a valorização dos profissionais do país.

O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Petrobras patrocinam a iniciativa com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Movimento Brasil Competitivo e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Além da bonificação em dinheiro, ganhar esse tipo de prêmio é um diferencial acadêmico e pode facilitar sua entrada no mercado de trabalho ou ajudar você conseguir uma colocação melhor.

Para ver os trabalhos premiados acesse o site.

Nenhum comentário: