terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dicas para entrar no mercado de trabalho

Você não precisa ficar preso aos anúncios de jornais e da internet para procurar vagas de estágio, trainee ou emprego. Uma outra forma de tentar uma colocação no mercado de trabalho é encaminhar seu currículo para as agências de recrutamento. Em geral, você pode se cadastrar no site destas empresas, receber as propostas que mais se aproximam com o seu perfil e, até mesmo, ter acesso a vagas que não são divulgadas em outros lugares. Porém, você precisa ficar atento para escolher as que trazem mais benefícios e que não se utilizam incorretamente dos seus dados, divulgando-os para outros fins. Informe-se sobre o histórico da agência, quais são as empresas parceiras e clientes e, principalmente, confira se você não vai pagar para participar dos processos de seleção.

Um exemplo bem recomendado é o sistema Vagas, que administra mais de 17 milhões de currículos, já recebeu diversos prêmios na área de recrutamento e é um dos sites mais acessados do país. Outro exemplo é o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), por onde mais de 4 mihões de estudantes já passaram e a Cia de Talentos, do grupo DMRH, que tem mais de 20 anos. Quem quer participar de seleções para trabalhar no exterior, pode recorrer a CI, ao STB (Student Travel Bureau) e ao IAESTE. Mas se você quiser se candidatar aos concursos públicos, é bom ficar de olho na Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Fundep e Vunesp.

Existem ainda muitas outras agências de recrutamento e RH, algumas muito boas e outras nem tanto. Se você conhece alguma delas, escreva e conte a sua experiência.

Nenhum comentário: