terça-feira, 26 de agosto de 2008

Bolsas para indígenas


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vai implementar, em 2009, o Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic Indígena). Serão oferecidas 100 bolsas para estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino no Amazonas. O programa visa incentivar a produção de projetos de iniciação científica, tecnológica e de inovação, para contribuir para a inclusão social destas populações.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Para participar, coordenadores de projetos de pesquisa precisam apresentar suas propostas indicando onde os bolsistas executarão o trabalho. Cada um poderá inscrever até dois bolsistas por projeto, que vai durar até doze meses. A documentação precisa ser entregue até o dia 31 de outubro e as bolsas serão implementadas no início do ano que vem.

Outras iniciativas neste sentido já são desenvolvidas pela Fapeam, como o Programa Jovem Cientista Amazônida (JCA), que dá bolsas de estudos para estudantes indígenas de Ensino Fundamental e Médio oriundos de escolas públicas e de educação indígena no estado. Mais informações podem ser encontradas no site da Fapeam.

Vestibular
Em outras regiões do país, fundações e instituições de ensino superior, como a Fundação Carlos Chagas e a Pontifícia Universidade Católica-SP, também oferecem bolsas de graduação e pós-graduação para estudantes indígenas. Já no Paraná, as inscrições para o VIII Vestibular dos Povos Indígenas já estão abertas, terminam no dia 19 de setembro e podem ser feitas com os representantes da Cuia (Comissão Universidade para os Índios), que irão até as reservas indígenas. As provas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro. Para tirar dúvidas, entre em contato nos telefones 0/xx/43/3371-4042 ou 0/xx/43/3371-4363 ou leia o edital do processo seletivo.

Nenhum comentário: