quarta-feira, 20 de maio de 2009
ONU inaugura universidade gratuita
Uma universidade online, gratuita e global, voltada para estudantes de regiões pouco favorecidas, com o objetivo de minimizar problemas de educação. Esta é a Universidade do Povo, projeto da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento (GIAD). A instituição está em funcionamento há duas semanas e já tem 200 alunos inscritos- a maioria de origem chinesa, apesar de existirem matriculados de outros 51 países. As aulas são ministradas em turmas virtuais de 20 pessoas, que discutem sobre os temas e, ao final, serão avaliados em uma prova online.
Segundo divulgado pela agência EFE, o fundador do projeto, Shai Reshef, afirmou que a iniciativa abre as portas para uma vida melhor, na medida em que as pessoas podem realizar o sonho de continuar estudando.
Para participar é necessário ter diploma de conclusão do Ensino Médio, noções de inglês e acesso a um computador. O curso é gratuito, porém há uma taxa para de inscrição, que pode variar de 15 a 50 dólares, e outra de 10 a 100 dólares por exame. Considerando que a maior parte da população não tem acesso ao computador, que outra grande parcela mal conseguiu concluir o colégio, que é necessário ter o mínimo de recursos financeiros para participar dos testes, além de domínio de inglês, já que até mesmo o site oficial está neste idioma, percebe-se que ainda existem diversos fatores que podem restringir o acesso à instituição. Isso, porém, não tira os méritos da iniciativa. Só resta esperar e torcer para que dê certo. Enquanto isso, acesse a rádio das Nações Unidas. É uma forma bastante interessante de se informar sobre as prinicpais notícias sobre direitos humanos, meio ambiente, conflitos bélicos e até mesmo sobre a gripe suína.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário