segunda-feira, 11 de maio de 2009
Inep vai divulgar simulado do Novo Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem, pretende divulgar um simulado do Novo Enem. Neste modelo, a prova terá 200 questões de múltipla escolha, com cinquenta testes de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e uma redação. O exame deverá ser aplicado no dia 3 de outubro, à tarde, (em cinco horas de prova), no dia seguinte, começando pela manhã (em quatro horas) e, após pausa para almoço, também durante a tarde (em mais duas horas e meia)- totalizando 11 horas e meia de exame. O presidente do instituto, Reynaldo Fernandes, afirmou que não há previsão para a divulgação do simulado.
Os conteúdos a serem cobrados, chamados também de matrizes, ainda não foram definidos, apenas os de português e matemática, além de inglês e espanhol, já que as línguas estrangeiras ficarão de fora neste ano. As matrizes devem ser fechadas nesta semana e divulgadas no próximo dia 13 de maio, quarta-feira.
Adesões
Até agora, do total de 55 universidades federais, 26 decidiram aderir ao Enem. Destas, 14 optaram por utilizar a prova do MEC como único processo seletivo, extinguindo o vestibular tradicional. Outras seis devem usá-lo apenas como primeira fase. Outras três instituições preferiram aplicar o Enem como percentual da nota de sua seleção. Fernando Haddad, ministro da Educação, afirmou estar satisfeito com o grau de adesão. Porém, ainda há 22 instituições que precisam decidir se vão ou não aplicar o exame e outras sete já descartaram o uso da prova. O prazo para a divulgação da decisão das universidades, que acabava na sexta-feira passada, dia 8, foi estendido até o dia 20 de maio.
Outra novidade é que os institutos federais de tecnologia (antigos Cefets) também aderiram ao exame, segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif). Os reitores levantaram problemas com relação a oferta de vagas, pois temem que com a unificação as vagas regionais sejam preenchidas por pessoas de outros estados, e com a exclusão dos alunos que não participem da prova. A forma como o exame será usado ainda não foi definida.
Para ver quais universidades já optaram pela prova, como devem utilizá-la e quais a rejeitaram, acesse o mapa da UOL. O infográfico é uma forma interessante de visualizar onde se localiza cada instituição e verificar os dados disponíveis sobre cada uma delas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário