Foi divulgado ontem o documento oficial que define as competências que serão cobradas no novo Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o objetivo é selecionar conteúdos que exijam maior raciocínio, compreensão dos processos históricos e fenômenos naturais para acabar com a "decoreba".
A matriz foi formulada com base nas quatro áreas de conhecimento do exame. Desta forma, o primeiro eixo avalia as linguagens, seja da língua portuguesa- e, a partir do ano que vem, de inglês e espanhol-, da matemática, como também o domínio de artes e ciência. Além disso, o estudante será cobrado pela sua compreensão a respeito dos processos históricos e fenômenos naturais. Outros focos estarão nas interpretações das chamadas situações-problema e na capacidade argumentativa do aluno. O último eixo foi pensado para identificar se o estudante está apto a elaborar propostas que possam ser aplicadas na prática.
Além destes eixos, cada área (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas respectivas tecnologias) têm uma matriz composta por uma série de competências a serem avaliadas. Estão listados ainda, no anexo do documento, os conhecimentos específicos de cada matéria, como física, biologia e química. Este documento será a base para o simulado e a prova do Enem, além de ser fundamental na elaboração do novo currículo do ensino médio.Para ver o documento na íntegra, clique aqui.
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