quinta-feira, 19 de junho de 2008

Criatividade depende da experiência

No post do dia 17/06, dei algumas dicas de como adquirir algumas das habilidades que as empresas esperam dos seus futuros funcionários - e que estão tão difíceis de achar nos novos profissionais. E não é que hoje me deparei com um artigo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da UFRJ, publicado na Folha de S.Paulo, dizendo justamente como a criatividade depende da experiência para se desenvolver?

Segundo ela, pesquisas realizadas na década de 1990 mostram que a imaginação usa as mesmas partes do cérebro que recebem informações dos sentidos. E, desde os anos 1970, sabe-se que os sentidos dependem de experiência para se firmarem no cérebro. E Suzana explica: "Se a imaginação depende dos sentidos e os sentidos, de experiência, então a imaginação depende de experiência. A boa notícia é que a experiência que nos limita a criatividade é algo que se adquire, podendo ser desenvolvida. Quanto mais ricas em variedade forem nossas experiências sensoriais, mais elementos teremos para combinar de maneiras inusitadas e criativas."

E isso é o que as empresas mais querem - e o mercado em geral. Pessoas criativas, capazes de encontrar soluções inovadoras para as questões que afetam os negócios e todas as áreas da nossa vida. Sendo assim, abra sua cabeça e invista seu tempo em ter muitas e diferentes experiências. Só assim você terá condições de conquistar seu lugar ao sol.

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