terça-feira, 10 de junho de 2008

6ª edição da FLIP aposta no diálogo da literatura com outras áreas do conhecimento


Os estudantes de Letras, Jornalismo, Psicologia, Cinema e os interessados em literatura devem ficar atentos. Hoje começa a venda de ingressos para a sexta Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece entre 2 e 6 de julho.

A Flip 2008 será mais diversificada que nos anos anteriores. A literatura dividirá o espaço com temas como psicanálise, história, jornalismo, música e cinema. Veja a programação completa no site. Esta edição da festa, que começa com show de Luiz Melodia, homenageia o escritor Machado de Assis, cujo centenário de morte será comemorado em setembro deste ano. Enquanto a programação principal acontece na Tenda dos Autores e é transmitida ao vivo na Tenda do Telão, vários outros eventos ocorrem simultaneamente em diversos locais. O sucesso da festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-FLIP.

A edição deste ano conta com a presença dos escritores brasileiros Modesto Carone, Lorenzo Mammi, Vanessa Barbara, Emilio Fraia, Vitor Ramil, o colunista da Folha de S. Paulo Contardo Calligaris e o jornalista Humberto Werneck. Ao todo, a feira prevê a participação de 20 autores nacionais. Entre os estrangeiros confirmados estão o holandês Cess Nooteboom, o norte-americano Nathan Englander, o escritor e quadrinista inglês Neil Gaiman, o escritor e cineasta mexicano Fernando Vallejo, a cineasta e roteirista argentina Lucrécia Martel, os psicanalistas franceses Elisabeth Roudinesco e Pierre Bayard.

A tradicional Oficina Literária, destinada a jovens que desejam se tornar escritores, terá um tema inédito este ano: o roteiro cinematográfico. Os workshops serão conduzidos por Karim Ainouz, diretor de Céu de Suely e roteirista de Cinema, Aspirinas e Urubus. A cineasta argentina Lucrécia Martel fará uma participação especial falando sobre o tema “Os processos de escrita no cinema e as conversas familiares”. Apesar de ter realizado apenas dois longas, O Pântano e A Menina Santa, a diretora é um dos nomes mais destacados do cinema argentino contemporâneo. A seleção dos candidatos para a oficina será feita por meio da análise de currículos, que devem ser enviados para o email selecaooficina@flip.org.br até quarta feira. Serão selecionados 60 nomes, anunciados no site da FLIP até o dia 18 de junho.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido. O preço para assistir às mesas na Tenda dos Autores e ao show de abertura é R$ 25,00. Já o valor da Tenda do Telão é de R$ 8,00 cada mesa, com limite de dois ingresos por pessoa.

Nenhum comentário: