segunda-feira, 30 de junho de 2008

Novos escolhidos para 2008!

A Fundação Estudar acaba de divulgar o resultado do processo seletivo de 2008 para a concessão de bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Foram mais de quatro mil inscrições e 38 novos bolsistas escolhidos para participarem do programa.

Há 17 anos, a fundação concede bolsas de estudo em programas de graduação, pós e MBA com o objetivo de incentivar a educação no país. O processo seletivo é bastante rigoroso e inclui dinâmicas e entrevistas para identificar talentos acadêmicos com alto potencial intelectual, capacidade de liderança e que possuam um plano de carreira alinhado a um projeto de vida. E não é só através da concessão de bolsas que a Fundação Estudar apóia os estudantes. O desenvolvimento de carreiras e o networking também são duas outras frentes de atuação da instituição.

Fique ligado! As inscrições para a próxima seleção começam em janeiro de 2009! Acesse e confira!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cuidado ao escolher uma faculdade

Nas últimas semanas, os meios de comunicação divulgaram casos de alunos do ensino fundamental - um deles com 8 anos de idade! - que passaram no vestibular de algumas faculdades. Embora as instituições tenham apresentado justificativas para esse fato, vale aqui um alerta: faça uma pesquisa bem cuidadosa na hora de se inscrever para os vestibulares.

Com o crescimento da concorrência no ensino superior, diversas instituições têm flexibilizado a seleção de novos alunos. Proliferam as tais provas eletrônicas, exames agendados e outras formas de avaliação com critérios pouco claros ou rígidos.

O resultado disso é o baixo nível educacional das turmas de graduação. Só que a qualidade da formação oferecida por uma faculdade também depende do seu corpo de alunos. Se esses estudantes trazem graves deficiências do ensino médio, os professores, mesmo que sejam extremamente capacitados e titulados, são obrigados a ser menos exigentes em suas aulas. Com isso, o curso acaba se tornando mais fraco.

 Então, fique esperto para não ter que correr atrás do prejuízo depois de formado. Procure selecionar instituições reconhecidas pela qualidade do ensino. Visite as faculdades e converse com os alunos para ter uma noção do que o espera. Lembre-se que você vai investir tempo e dinheiro no seu curso superior e precisa ter retorno do seu investimento.

Claro que seu sucesso profissional dependerá muito do seu empenho pessoal, mas começar a carreira com uma boa formação universitária é uma vantagem que você deve buscar já.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Finalmente, o ensino de música vai ser obrigatório!

Eu, pessoalmente, adoro música. Lamento muito não ter estudado desde criança para hoje saber bem mais do que sei. Bom, as crianças de hoje vão ter a oportunidade! Temos que torcer para a lei pegar!

Ensino da música na educação básica será obrigatório

Foi aprovado ontem (25), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2732/08, que inclui a música como conteúdo obrigatório (mas não exclusivo) do ensino de artes na educação básica. A proposta, do Senado, estabelece que as aulas serão ministradas por professores com formação específica na área. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para sanção do presidente Lula.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

Ao apresentar o projeto, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) afirmou que a expressão “ensino de arte” permite uma multiplicidade de interpretações, o que resulta na ausência do ensino de música nas escolas.

Fonte: Site Nota 10

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Estudantes do Ensino Médio querem orientação profissional

Uma pesquisa realizada pelo projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), da Ação Educativa - organização voltada à promoção dos direitos educativos e da juventude-, mostra que a maior parte dos estudantes ouvidos (43%) espera uma formação voltada para o mercado de trabalho. E isso, para os jovens pesquisados, significa não uma formação técnico-profissionalizante, mas um apoio para delinear projetos individuais de escolha profissional, que pode ser tanto a entrada imediata no mercado após a formatura quanto a opção por um curso universitário para dar continuidade aos estudos. Ao todo foram ouvidos 880 jovens de cinco escolas da zona leste de São Paulo.

E você, o que espera do seu ensino médio? Dê sua opinião!

Nova versão da Plataforma Lattes


O novo sistema da Plataforma Lattes será lançado hoje pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com a Editora Elsevier, com mais funcionalidades.

Na nova versão, a busca ficou mais ágil e exibe a freqüência com que as palavras-chave informadas aparecem nos currículos recuperados, juntamente com links para os artigos que as citaram. Outra novidade é a versão em inglês para a entrada e a recuperação de currículos. Além disso, agora o pesquisador pode recuperar os dados de sua publicação com mais facilidade, o que contribui para agilizar o preenchimento e garantir a qualidade das informações no Lattes.

No Brasil, as principais agências de fomento à pesquisa, como a Capes, a Fapesp e o CNPq, exigem que o currículo dos seus pesquisadores bolsistas esteja na Plataforma Lattes, sistema mundialmente reconhecido e já utilizado por oito países da América do Sul e da África. Hoje disponibiliza 1,14 milhão de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Para mais informações, viste o site do sistema.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Especializações na área de Esporte

Os interessados em atuar profissionalmente no setor esportivo têm novas opções para complementar seus conhecimentos. O Instituto Wanderley Luxemburgo acaba de lançar quatro novos cursos de formação: Esporte e Inclusão Social, Nutrição Esportiva, Esporte e Educação e Futsal.

As inscrições também estão abertas para seus demais cursos, como Abitragem, Direito Desportivo, Fisiologia Esportiva e Preparação Física, Fisioterapia Esportiva, Futebol, Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação, Marketing e Gestão Esportiva, Medicina Esportiva, Psicologia do Esporte. Todos estão disponíveis nas modalidades pós-graduação, extensão universitária e livres - de acordo com a carga horária preferida pelo aluno.

As aulas são transmitidas via satélite da sede do Instituto, em São Paulo, para suas diferentes unidades em todo o Brasil. Os cursos de pós-graduação e extensão universitária são certificados pela Universidade Castelo Branco e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para mais informações, acesse o site da instituição.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Criatividade depende da experiência

No post do dia 17/06, dei algumas dicas de como adquirir algumas das habilidades que as empresas esperam dos seus futuros funcionários - e que estão tão difíceis de achar nos novos profissionais. E não é que hoje me deparei com um artigo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da UFRJ, publicado na Folha de S.Paulo, dizendo justamente como a criatividade depende da experiência para se desenvolver?

Segundo ela, pesquisas realizadas na década de 1990 mostram que a imaginação usa as mesmas partes do cérebro que recebem informações dos sentidos. E, desde os anos 1970, sabe-se que os sentidos dependem de experiência para se firmarem no cérebro. E Suzana explica: "Se a imaginação depende dos sentidos e os sentidos, de experiência, então a imaginação depende de experiência. A boa notícia é que a experiência que nos limita a criatividade é algo que se adquire, podendo ser desenvolvida. Quanto mais ricas em variedade forem nossas experiências sensoriais, mais elementos teremos para combinar de maneiras inusitadas e criativas."

E isso é o que as empresas mais querem - e o mercado em geral. Pessoas criativas, capazes de encontrar soluções inovadoras para as questões que afetam os negócios e todas as áreas da nossa vida. Sendo assim, abra sua cabeça e invista seu tempo em ter muitas e diferentes experiências. Só assim você terá condições de conquistar seu lugar ao sol.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Novidade na USP em 2009


Boa notícia para os estudantes que se preparam para a Fuvest 2009. A Universidade de São Paulo (USP) acaba de divulgar a abertura de novos cursos, que serão oferecidos pela entidade já no ano que vem. Agora, os concorrentes também poderão escolher o curso de Medicina Veterinária ou o de Engenharia de Biossistemas, ambos com 60 vagas e ministrados na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em Pirassununga. Com 15 vagas, o curso de Astronomia também faz parte do novo leque de opções. Ele será ministrado em período integral no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), em São Paulo.

A USP também ampliou o número de vagas em outros cursos, como Engenharia de Produção, que passou de 30 para 50 vagas, e Estatística, de 30 para 40 vagas. Confira mais informações no site da instituição

Faculdades de medicina funcionam sem autorização do MEC

O Conselho Federal de Medicina (CFM) denunciou esta semana oito faculdades de medicina que estão funcionando sem o reconhecimento do MEC, apenas com a autorização de um conselho estadual de educação. No entanto, estes conselhos estão capacitados somente para liberar cursos em faculdades municipais e estaduais. Instituições federais ou privadas, como as denunciadas, precisam obrigatoriamente da aprovação do MEC, responsável por regulamentar e supervisionar o ensino no país. Além disso, para um curso de medicina funcionar, ele precisa ser reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde, o que também não ocorre com estas faculdades.

De acordo com os dados divulgados pelo portal UOL, estão em sitação irregular a Faculdade de Medicina de Ipatinga, a Faculdade de Medicina de Caratinga, a Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), o Centro Universitário de Patos de Minas e as unidades da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Juiz de Fora e de Araguari- todas de Minas Gerais -, além da Faculdade de Medicina de Gurupi (Unirg) e do Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional (Uniporto), de Tocantins.

Na semana passada, o CFM tentou suspender o vestibular da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), que também não possui reconhecimento do MEC, mas a liminar foi cassada e o processo seletivo foi aplicado normalmente.

Depois da polêmica sobre o reconhecimento de cursos de biologia a distância, a denúncia do CFM é mais um motivo para você ficar atento. Por isso, antes de se inscrever para o vestibular, confira no site do MEC se o curso e a instituição do seu interesse são autorizados.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Concorrência feroz

Você sabia que a relação candidato/vaga dos processos de seleção para trainees nas grandes empresas é 25 vezes mais alta que a dos vestibulares mais concorridos do país? Mas o pior é que as empresas não conseguem preencher todas as vagas por causa do baixo nível dos candidatos.

De acordo com artigo publicado pelo jornalista Gilberto Dimenstein no dia 17/06/08, em sua coluna na Folha de S.Paulo, o problema é que os indicadores educacionais só medem os conhecimentos básicos dos estudantes que deixam a escola. E, para entrar nas grandes empresas, o candidato precisa saber muito mais. Além de dominar o inglês e a informática - sem os quais hoje não se faz praticamente nada no mundo profissional -, ele deve ter uma boa base cultural, falar e escrever com desenvoltura e clareza, demonstrar iniciativa e capacidade de aprender sozinho, saber resolver problemas e trabalhar em equipe, entre outras habilidades.

Infelizmente, essas coisas não são ensinadas nas escolas, nem na maioria daquelas consideradas as melhores. E como nem todo mundo teve a sorte de nascer numa família com boa base cultural, que incentivasse o desenvolvimento dessas habilidades, o remédio é tentar correr atrás do prejuízo enquanto dá tempo.

Como? Participando de eventos esportivos e culturais, incorporando o hábito da leitura de livros e jornais ao seu cotidiano, fazendo cursos que ampliem sua visão de mundo, viajando, aproveitando a experiência de pessoas mais velhas, como professores e parentes, enfim, abrindo sua cabeça. É um esforço grande, com certeza, mas o resultado vale a pena.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mais oportunidades para estudantes de jornalismo


Foram prorrogadas até o dia 23 de junho as inscrições para a 4a edição do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN. Promovido pela Turner International, o concurso é voltado a estudantes de jornalismo regularmente matriculados em todo o território nacional. Para concorrer você terá de enviar trabalhos com até dois minutos de duração, gravados em formato DVD ou Mini-DV com o tema "Socialização por meio da arte". O ganhador terá a oportunidade de conhecer os estúdios da CNN International nos EUA, além de ter sua matéria publicada no canal.
Não perca essa chance! Acesse o site do concurso e faça já sua inscrição!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vestibular sem custo

Você pretende prestar vestibular em diversas instituições, mas está sem dinheiro para pagar as inscrições? Então fique de olho! Várias universidades públicas oferecem isenção da taxa de inscrição para alunos que comprovarem carência financeira.

A UnB, por exemplo, recebe até o dia 19 de junho as solicitações para isenção da taxa do processo seletivo que será realizado em julho. Já a UFSCar recebe os pedidos até o dia 26 de junho.

Para saber quais universidades oferecem esse benefício e as datas de inscrição, consulte as páginas do vestibular das instituições nas quais você tem interesse. E acompanhe as notícias nos jornais.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Biblioteca digital ao alcance de todos



Você sabia que o Governo Federal mantém desde 2004 um portal com mais de 500 obras de autores como Machado de Assis, William Shakespeare, Fernando Pessoa, José Saramago, entre outros? Pois ele existe e é gratuito. No Portal Domínio Público o internauta também pode pesquisar imagens, sons e videos dos mais diversos assuntos, além de teses e dissertações disponíveis no acervo. E as boas notícias não param por aí. Você também pode colaborar com a biblioteca virtual digitalizando e traduzindo obras já disponíveis, ou cedendo aquelas de sua própria autoria. Aproveite! Acesse e enriqueça seu conhecimento!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Concurso da Petrobras estimula pesquisa em tecnologia

Já pensou em investir em sua carreira e concorrer a prêmios ao mesmo tempo? Então aproveite! As inscrições para o 4º Prêmio Petrobras de Tecnologia são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de julho. Podem concorrer estudantes de cursos de graduação, tecnológicos, mestrado ou doutorado de qualquer instituição de ensino superior do país.

Participar de um concurso como este é uma forma de investir no seu futuro e abrir portas para o mercado de trabalho. Você pode atrair a atenção de grandes empresas e, dependendo da viabilidade, seu projeto pode ser colocado em prática.

Para concorrer, entre no site, inscreva-se via internet ou pelos correios e encaminhe seu projeto. Você pode enviar um projeto em cada uma das áreas de energia, exploração, logística e transporte de petróleo, gás e outros derivados, perfuração e produção, preservação ambiental, produtos, refino e petroquímica e segurança e desempenho operacional.

Os melhores serão premiados com uma bolsa de estudos do CNPq para fazer uma tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em faculdades do país, além de um prêmio em dinheiro de 10 mil reais para a categoria graduação, 15 mil reais para mestrado e 20 mil reais para doutorado.

O resultado será publicado no Diário Oficial da União até o dia 30 de setembro. Fique de olho no site do Prêmio Petrobras de Tecnologia para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores. Parar acabar com as dúvidas, você pode participar dos chats promovidos com os patronos das nove áreas temáticas nas quais você pode se inscrever.

6ª edição da FLIP aposta no diálogo da literatura com outras áreas do conhecimento


Os estudantes de Letras, Jornalismo, Psicologia, Cinema e os interessados em literatura devem ficar atentos. Hoje começa a venda de ingressos para a sexta Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece entre 2 e 6 de julho.

A Flip 2008 será mais diversificada que nos anos anteriores. A literatura dividirá o espaço com temas como psicanálise, história, jornalismo, música e cinema. Veja a programação completa no site. Esta edição da festa, que começa com show de Luiz Melodia, homenageia o escritor Machado de Assis, cujo centenário de morte será comemorado em setembro deste ano. Enquanto a programação principal acontece na Tenda dos Autores e é transmitida ao vivo na Tenda do Telão, vários outros eventos ocorrem simultaneamente em diversos locais. O sucesso da festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-FLIP.

A edição deste ano conta com a presença dos escritores brasileiros Modesto Carone, Lorenzo Mammi, Vanessa Barbara, Emilio Fraia, Vitor Ramil, o colunista da Folha de S. Paulo Contardo Calligaris e o jornalista Humberto Werneck. Ao todo, a feira prevê a participação de 20 autores nacionais. Entre os estrangeiros confirmados estão o holandês Cess Nooteboom, o norte-americano Nathan Englander, o escritor e quadrinista inglês Neil Gaiman, o escritor e cineasta mexicano Fernando Vallejo, a cineasta e roteirista argentina Lucrécia Martel, os psicanalistas franceses Elisabeth Roudinesco e Pierre Bayard.

A tradicional Oficina Literária, destinada a jovens que desejam se tornar escritores, terá um tema inédito este ano: o roteiro cinematográfico. Os workshops serão conduzidos por Karim Ainouz, diretor de Céu de Suely e roteirista de Cinema, Aspirinas e Urubus. A cineasta argentina Lucrécia Martel fará uma participação especial falando sobre o tema “Os processos de escrita no cinema e as conversas familiares”. Apesar de ter realizado apenas dois longas, O Pântano e A Menina Santa, a diretora é um dos nomes mais destacados do cinema argentino contemporâneo. A seleção dos candidatos para a oficina será feita por meio da análise de currículos, que devem ser enviados para o email selecaooficina@flip.org.br até quarta feira. Serão selecionados 60 nomes, anunciados no site da FLIP até o dia 18 de junho.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido. O preço para assistir às mesas na Tenda dos Autores e ao show de abertura é R$ 25,00. Já o valor da Tenda do Telão é de R$ 8,00 cada mesa, com limite de dois ingresos por pessoa.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cursos superiores a distância: o cuidado começa na inscrição

Muitos já devem ter ouvido sobre a modalidade de ensino a distância, porém poucos procuram saber mais detalhes antes de fazer sua inscrição. O Conselho Regional de Biologia, por exemplo, negou recentemente o registro profissional a alguns alunos formados em cursos de licenciatura a distância por verificar diferenças na carga horária e ausência de aulas práticas. Portanto, fique atento! Antes de optar por esse tipo de graduação verifique se a instituição e o curso são credenciados pelo MEC e informe-se no órgão regulador da profissão escolhida, como os conselhos regionais.

Ler com TV ou som ligado dá certo?

Mais uma da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, elaborada pelo Instituto Pró-Livro: a maioria dos jovens entre 11 e 24 anos prefere ler com a TV ligada ou com música de fundo, ao contrário das pessoas com mais de 40 anos, que são adeptos de espaços silenciosos.

Muitos pais e professores se preocupam com esse novo hábito, porque acreditam que o barulho atrapalha a concentração. Já os estudantes dizem que o barulho ajuda a relaxar e a tornar a leitura mais interessante - ou alivia o tédio quando o livro é muito chato.

O que você acha? Conte para nós como você prefere fazer as suas leituras.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Brasileiro também pode!


A empresa européia Altran, líder no mercado de Consultoria em Tecnologia e Inovação, lançou em 2004 um programa para estágio remunerado na Altran Engineering Academy (Academia de Engenharia Altran). Em parceria com a equipe tecnológica da Renault, o programa tem o objetivo de selecionar projetos com tecnologias inovadoras para a Fórmula 1. E sabe quem está na final da 5a edição do programa? Um brasileiro. Isso mesmo! O projeto de um aluno do último ano da FEI está na disputa pelo estágio remunerado na equipe britânica de automobilismo. Mais sete países disputam o estágio, que tem a final marcada para o dia 30 de junho, em Enstone, na Inglaterra.
Quer concorrer? Fique ligado! Acesse o site do programa e saiba tudo!

Inscrições para o ProUni são prorrogadas

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram prorrogadas até o dia 13 de junho. Até agora 118 mil estudantes já se inscreveram, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). São mais de 119 mil bolsas no total, cerca de 47 mil integrais e outras 72 mil parciais, de 50% ou 25%.

Você pode fazer sua inscrição no site do MEC e escolher cinco opções de instituições de ensino, cursos e turnos, de acordo com seu perfil socioeconômico e faixa de renda familiar por pessoa. Para participar você precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular. O resultado desta etapa será divulgado no dia 18 de junho. Os classificados devem comparecer às instituições escolhidas entre os dias 23 de junho e 4 de julho, com os documentos necessários. Veja mais informações sobre esta e outras bolsas e financiamentos no site do Ikwa na área Financie Seus Estudos.

Estágio privilegia bolsistas do ProUni
Quem é bolsista do ProUni pode tentar uma das duas mil vagas de estágio oferecidas pela Caixa Econômica Federal. O estágio é de cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, com bolsa mensal de 475 reais e dura até dois anos. Podem concorrer estudantes bolsistas a partir do quinto semestre do curso. As prioridades são alunos de administração, letras, psicologia, engenharia, comunicação, contabilidade e processamento de dados.

Para concorrer entre no site do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), preencha a ficha e tome o cuidado de deixar indicado que você é bolsista do ProUni. As vagas ficam abertas durante todo o ano e os candidatos são chamados conforme a demanda do banco.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Músico morre de fome? Que nada!

A Orquestra Sinfônica Brasileira da cidade do Rio de Janeiro, do maestro Roberto Minczuk, abriu inscrições para os seguintes instrumentos:

VIOLINOS
Concertino - Categoria I
Concertino - Categoria III
2ª Estante de Primeiros Violinos - Categoria II
Primeiros e Segundos Violinos Tutti

VIOLAS
Primeiro Solista - Categoria I
Concertino - Categoria III
Tutti

VIOLONCELOS
Concertino - Categoria III
Tutti

CONTRABAIXOS
Co-Solista - Categoria I
Concertino - Categoria III

CLARINETAS
Co-Solista - Categoria I

FAGOTE
1º Solista - Categoria I

TROMPAS
Co-Solista - Categoria I
4ª e 2ª Trompa / Categoria III

HARPA
1º Solista - Categoria I

A OSB reserva-se o direito de não preencher o total de posições oferecidas.


Veja o edital resumido e, se quiser mais informações, acesse o site da orquestra

Segundo o site G1, os salários variam entre R$4 mil e R$5,6 mil, o que comprova a fala do maestro Carlos Moreno no bioclipe do Ikwa!

Curso de Treinamento da Folha abre inscrições

Esta é uma boa época do ano para estudantes e recém-formados em Jornalismo tentarem entrar nos grandes meios de comunicação. Diversas empresas oferecem treinamento para “focas” – nome dado aos jornalistas inexperientes –, que, depois do estágio, têm a chance de ser efetivados. Na Editora Abril o programa deve começar no segundo semestre. No Grupo Estado as inscrições estão abertas (veja o post abaixo), mas se você preferir pode também concorrer a uma vaga no curso da Folha de S. Paulo.

O Programa de Treinamento da Folha completou vinte anos e está na 47ª turma. É um curso intensivo em período integral, com duração de quatro meses, indicado para qualquer pessoa formada ou cursando a graduação, interessada em conhecer o ritmo do dia-a-dia em uma redação, e para quem já sabe que quer trabalhar com jornalismo diário.

Durante o curso os trainnes acompanham os repórteres, criam pautas, fazem reportagens eentrevistas, selecionam fotos e criam gráficos e tabelas para acompanhar os textos redigidos por eles. Participam de reuniões de edição e de fechamento do jornal. Recebem aulas de português, de jornalismo investigativo, noções de Direito e ética jornalística, além de participar de cursos com temas variados de cultura, politica e economia.

Há três etapas no processo seletivo. Primeiro é necessário preencher a ficha de inscrição (clique aqui). Na segunda fase são aplicadas provas de inglês, português, espanhol, matemática e conhecimentos gerais sobre atualidades – fique de de olho nas notícias. Depois os selecionados assistem palestras e passam por entrevistas. Ao final, são escolhidos dez candidatos para o treinamento de reportagem e quatro para fotojornalismo e jornalismo gráfico.

As inscrições ficam abertas até o dia 5 de julho e o curso começa no ano que vem. Para mais informações, entre no site oficial. Aproveite e veja os cadernos produzidos pelas turmas anteriores.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Japão concede bolsas a estudantes brasileiros

Você está interessado em ter uma experiência no exterior? Que tal ir para o Japão? Estão abertas até o dia 04 de julho as inscrições para o Programa Monbukagakusho de bolsas para pesquisa e graduação do governo japonês. As oportunidades são destinadas a brasileiros com interesse em cursar uma graduação, curso técnico ou profissionalizante em instituições do país. São seis opções de bolsa. Acesse o site da embaixada para saber mais sobre o programa e os pré-requisitos para cada uma das bolsas. E boa sorte!

Novos cursos à vista

Duas universidades paulistas acabam de divulgar novidades para seus próximos vestibulares. 

A partir do segundo semestre de 2008, a PUC-SP vai oferecer dois cursos na área de artes: tecnologia em Conservação e Restauro, com duração de três anos, e bacharelado em Artes, com foco em história, curadoria e crítica, de três anos e meio. As duas opções já estão disponíveis para os interessados no processo seletivo que será realizado agora em junho.

Já a Unicamp terá oito novos cursos em seu campus de Limeira, que deve começar a funcionar em 2009.  As opções são engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão do agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas, totalizando 480 vagas.

Se você tem interesse em algum desses cursos, fique atento às datas de inscrição!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Inscrições abertas para o curso de Jornalismo do Estadão

Pra quem faz jornalismo, é legal saber desse curso do Estadão. As inscrições estão abertas, basta clicar aqui e abrir o formulário. Podem se inscrever alunos do último ano ou semestre de jornalismo ou então formados com no máximo dois anos de diploma. Seguem abaixo algumas outras informações, inclusive o contato da organização do curso.


O Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, criado em 1990 por decisão conjunta das diretorias de O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rádio Eldorado, é reconhecido como Extensão Universitária em Jornalismo pela Faculdade de Comunicações da Universidade de Navarra (Espanha).

O Grupo Estado, fundado em 4 de janeiro de 1875 e hoje a mais respeitada corporação jornalística do Brasil tem, tradicionalmente, grande preocupação com o aperfeiçoamento de seu corpo redacional. O Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado confirma esta vocação e tem permitido a dezenas de jovens profissionais aprimorar sua formação, de forma a capacitá-los ao exercício do jornalismo segundo os preceitos éticos de responsabilidade e eficiência, que fazem parte da própria trajetória das empresas que o mantém.

Desde o seu início, o programa tem se empenhado em agregar valores nacionais e internacionais, na busca permanente da sua evolução. Provam-no representantes de alguns dos mais importantes centros de estudos e empresas jornalísticas de todo o mundo que já participaram de suas atividades.

Podem se inscrever para o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado jornalistas formados até dois anos antes de sua realização ou alunos do último ano ou semestre das escolas de jornalismo de todo o Brasil. As inscrições são feitas nos meses de maio e junho.

Os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a Rádio Eldorado e a Agência Estado divulgam informações detalhadas no período de inscrição. Cartazes são afixados nas escolas de Jornalismo de todo o Brasil, bem como nos sindicatos de profissionais da área.

O Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado também aceita inscrições de estudantes e jovens profissionais do Exterior, condicionando-as à indicação de estabelecimentos de ensino com os quais mantém convênio.

O processo de seleção, em duas etapas, é realizado no mês de agosto. Na primeira fase, todos os inscritos passam por uma prova escrita de conhecimentos gerais e texto jornalístico. Esta prova inclui questões da atualidade; perguntas sobre a língua portuguesa e outras em Inglês e um texto jornalístico, que deve ser redigido pelo candidato a partir de informações fornecidas pela prova. O exame é realizado em um domingo pela manhã, em São Paulo, com duração de três horas.

A segunda fase da seleção consta de entrevista pessoal com profissionais do Grupo Estado e professores da Universidade de Navarra, à qual devem comparecer os 60 pré-classificados pela prova escrita. Estes têm seus nomes publicados pelo Estado e pelo Jornal da Tarde. A entrevista indica os 30 aprovados para o programa. Para ser aceito, o candidato aprovado tem de apresentar prova de conclusão do curso superior de Jornalismo ou certificado de matrícula no último ano ou semestre.

Informações:
Av Eng Caetano Álvares, 55-1ºM
Cep 02598-900 - São Paulo - SP
Fone: (011) 3856-2187
Fax: (011) 3856-2882
e-mail: foca@grupoestado.com.br