Pra quem faz jornalismo, é legal saber desse curso do Estadão. As inscrições estão abertas, basta clicar
aqui e abrir o formulário. Podem se inscrever alunos do último ano ou semestre de jornalismo ou então formados com no máximo dois anos de diploma. Seguem abaixo algumas outras informações, inclusive o contato da organização do curso.
O
Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, criado em 1990 por decisão conjunta das diretorias de
O Estado de S. Paulo,
Jornal da Tarde,
Agência Estado e
Rádio Eldorado, é reconhecido como Extensão Universitária em Jornalismo pela
Faculdade de Comunicações da
Universidade de Navarra (Espanha).
O
Grupo Estado, fundado em
4 de janeiro de 1875 e hoje a mais respeitada corporação jornalística do Brasil tem, tradicionalmente, grande preocupação com o aperfeiçoamento de seu corpo redacional. O
Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado confirma esta vocação e tem permitido a dezenas de jovens profissionais aprimorar sua formação, de forma a capacitá-los ao exercício do jornalismo segundo os preceitos éticos de responsabilidade e eficiência, que fazem parte da própria trajetória das empresas que o mantém.
Desde o seu início, o programa tem se empenhado em agregar valores nacionais e internacionais, na busca permanente da sua evolução. Provam-no representantes de alguns dos mais importantes centros de estudos e empresas jornalísticas de todo o mundo que já participaram de suas atividades.
Podem se inscrever para o
Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado jornalistas formados até dois anos antes de sua realização ou alunos do último ano ou semestre das escolas de jornalismo de todo o Brasil.
As inscrições são feitas nos meses de maio e junho.Os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a Rádio Eldorado e a Agência Estado divulgam informações detalhadas no período de inscrição. Cartazes são afixados nas escolas de Jornalismo de todo o Brasil, bem como nos sindicatos de profissionais da área.
O Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado também aceita inscrições de estudantes e jovens profissionais do Exterior, condicionando-as à indicação de estabelecimentos de ensino com os quais mantém convênio.
O processo de seleção, em duas etapas, é realizado no mês de agosto. Na primeira fase, todos os inscritos passam por uma prova escrita de conhecimentos gerais e texto jornalístico. Esta prova inclui questões da atualidade; perguntas sobre a língua portuguesa e outras em Inglês e um texto jornalístico, que deve ser redigido pelo candidato a partir de informações fornecidas pela prova. O exame é realizado em um domingo pela manhã, em São Paulo, com duração de três horas.
A
segunda fase da seleção consta de entrevista pessoal com profissionais do
Grupo Estado e professores da Universidade de Navarra, à qual devem comparecer os 60 pré-classificados pela prova escrita. Estes têm seus nomes publicados pelo Estado e pelo Jornal da Tarde. A entrevista indica os
30 aprovados para o programa. Para ser aceito, o candidato aprovado tem de
apresentar prova de conclusão do curso superior de Jornalismo ou certificado de matrícula no último ano ou semestre.
Informações:Av Eng Caetano Álvares, 55-1ºM
Cep 02598-900 - São Paulo - SP
Fone: (011) 3856-2187
Fax: (011) 3856-2882
e-mail:
foca@grupoestado.com.br