segunda-feira, 6 de abril de 2009

Unificação de vestibulares paulistas

Não é apenas em âmbito federal que as universidades brasileiras podem sofrer alterações no vestibular. Desde o começo do ano existem rumores de que Unicamp, Unesp e USP unificariam seus exames, ou pelo menos uma das fases. As especulações agora se concretizaram e foi decidido, em reunião do Conselho Estadual da Educação (CEE), realizada no dia 2, que as três grandes universidades estaduais paulistas devem unificar a primeira fase do vestibular.

Para isso, Carlos Vogt, da Secretaria de Ensino Superior, sugeriu a criação de um Fórum de discussão, para definir as regras e o novo formato da prova. Será composto um grupo de trabalho com representantes do CEE, da Secretaria Estadual da Educação e a de Ensino Superior e de cada uma das instituições de ensino.

O principal objetivo é contribuir para que as escolas programem melhor o conteúdo dado, já que calcula-se que 70% dos alunos de ensino médio de São Paulo fazem os três exames, segundo declaração de Maria Inês Fini, da Secretaria da Educação. Ainda não há previsão de como será o novo exame, porém já é certeza que a unificação seja garantida apenas na primiera fase, pois cada uma das instituições de ensino alega exigir um perfil diferente de aluno.

O assunto é antigo e está rolando desde meados de 2004, mas até hoje não foi consolidado porque as instituições não chegaram a um consenso. Pelo visto, analisando as adaptações de vestibulares como a Fuvest, Unesp, aplicação do Enem desde 1998, as conversas a respeito da unificação das provas federais e das estaduais de São Paulo, a tendência é, cada vez mais, incentivar o ensino interdisciplinar e que exigja menos conhecimentos decorados e mais raciocínio e análises de conteúdo.

Nenhum comentário: