quarta-feira, 22 de abril de 2009

A hora e a vez da Fuvest


Para você que acompanha a discussão sobre a unificação dos vestibulares federais chegou a hora de saber como ficará o exame em uma das principais universidades do país. Na semana passada o Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou as alterações para o vestibular 2010 da Fuvest. Na primeira fase, o novo formato do exame mantém as 90 questões de múltipla escolha já aplicadas hoje e continua a ser eliminatória. A diferença é que o modelo anterior contava os pontos da primeira fase para a seguinte; o novo formato também elimina aqueles que não atingirem a nota de corte, porém não soma mais pontos à classificação final do candidato.

As principais mudanças acontecem na segunda fase do exame. Antes, ele era dividido em quatro dias e avaliava os conhecimentos de língua portuguesa e das disciplinas específicas para a área de cada candidato. Agora, a segunda etapa da prova será restrita a três dias: no primeiro, o vestibulando continuará com a avaliação de português composta por 10 questões discursivas e mais uma redação; no segundo, fará uma prova com 20 questões de Química, Biologia, Matemática, Física, Geografia, História e Inglês e o último dia será reservado às disciplinas específicas – 12 perguntas de até três matérias escolhidas por curso. Para as áreas de Arquitetura, Artes Plásticas e Artes Cênicas na última etapa do exame haverá ainda uma prova de habilidades específicas.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo aproveitada em até 20%, porém não ajudará mais o aluno na classificação geral do vestibular, já que a primeira fase não irá contar mais pontos à classificação geral do candidato.

Enquanto as mudanças assustam os vestibulandos, a pró-reitora de Graduação da USP busca tranquilizar os estudantes. Em entrevista divulgada no site Uol, Selma Pimenta, ressaltou que as mudanças irão alterar a forma e não o conteúdo do exame. Ela disse ainda que o que está sendo sinalizado com esta mudança é a importância do aluno ter uma visão conjunta das disciplinas.

Você já tirou todas as suas dúvidas sobre a unificação dos vestibulares ou tem receio do que possa acontecer nos próximos exames? Comente, deixe sua opinião!

Nenhum comentário: