quarta-feira, 11 de março de 2009

Pasusp pode continuar mesmo sem o apoio do governo do estado


Você se lembra do Pasusp? Para quem não sabe, este é o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo, prova aplicada a alunos do ensino médio regular da rede pública, que concede bônus de até 3% na nota do vestibular dos candidatos cadastrados. Desde meados de 2008, o Pasusp, iniciativa do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), foi divulgado pela instituição e, desde então, tem gerado conflitos com a Secretaria de Estado da Educação, que não quer manter a parceria com a universidade para auxiliar a financiar a realização da prova, que gerou um custo 1,75 milhão no total na primeira edição.

Nesta semana, a USP se manifestou e afirmou que vai continuar com o programa mesmo sem o convênio com o governo estadual e, segundo a Pró-Reitoria de Graduação, a verba da própria instituição poderá ser utilizada para próxima edição da prova. Segundo dados divulgados no site da Fuvest, apenas 16,1% dos inscritos no Pasusp participaram do exame em 2008 e somente 1% dos participantes foi aprovado em primeira chamada. Estes candidatos receberam, em média, um acréscimo de 9,5% na nota final- sendo 1,59% pelo Pasusp, 6% por serem oriundos de escolas públicas e o restante pelos resultados no Enem-. Somadas, todas as bonificações oferecidas pela USP podem aumentar a nota em até 12%.

Para se manter atualizado sobre as datas das próximas provas, ver o gabarito do exame anterior e saber notícias do Pasusp, acesse o site oficial do programa.

Nenhum comentário: