quinta-feira, 19 de março de 2009

Conheça o Volp e fale o "novo" português


Desde o primeiro dia do ano o brasileiro não acentua mais a palavra “ideia”, coloca hífen em “micro-ondas”, mas retira o hífen e acentua a “paraquedas” e acabou com o uso do trema em “linguiça”, entre outras tantas mudanças. Apesar do Novo Acordo Ortográfico já está em vigor, ainda não havia nenhuma normatização oficial. A partir de hoje, um novo material será lançado na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL). O livro tem 349.737 vocábulos e compila as normas do acordo fixado em 1990 e regulamentado por decreto em setembro do ano passado. Apelidada de “Volp” (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), a publicação segue a ordem alfabética, classifica cada palavra gramaticalmente e explica estangeirismos.

Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) aguardava uma publicação oficial, como esta, do novo acordo para finalmente distribuir o material didático reformado em todas as escolas públicas do país. Segundo o ministro Fernando Haddad, os livros distribuídos pelo MEC terão incorporados as novas regras a partir de 2012.

Além disso, a partir desta semana, os visitantes do Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, já poderão ficar por dentro das novas regras. Por iniciativa do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 50 mil visitantes receberão um guia, elaborado pelos professores Carlos Vismara e Adalto Souza, ambos da instituição. Além destes, outros 7,9 mil exemplares serão entregues em escolas municipais e estaduais do estado de São Paulo. O guia também tem uma versão online.

Segundo o filólogo Evanildo Bechara, da ABL, coordenador do Volp, informou à Folha de S. Paulo, o acordo não propõe unificação de vocabulário entre os países falantes da língua. Conclui-se, portanto, que cada país pode criar seu próprio guia, mantendo assim muitas diferenças. Para quem não sabe, a lingua portuguesa a sétima mais falada no mundo, por mais de 230 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: