sexta-feira, 27 de março de 2009

Novos cursos tecnológicos são aprovados pelo MEC


Produção cultural, mecânica de precisão, biocombustíveis e agroecologia são os mais novos cursos tecnológicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 25, por Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC. A medida atualiza o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, lançado em 2006, que agora passa a reconhecer dez eixos tecnológicos e 102 cursos.


O que faz cada profissional?
Bom, o tecnólogo em Produção Cultural trabalha na produção e organização de projetos e eventos (shows, exposições, peças de teatro, produções audiovisuais, entre outros) de diversas naturezas, sejam eles esportivos, científicos e culturais. Por isso, é responsável por toda a pesquisa, captação de recursos, iniciativas de marketing e execução do projeto. Já o tecnólogo em Mecânica de Precisão é responsável por desenvolver e supervisionar sistemas mecânicos de precisão, fazendo desde o controle de qualidade da produção, até a aplicação de testes para análise dos produtos. O técnólogo em Biocombustíveis, por sua vez, atua em toda a cadeia produtiva de biocombustíveis e na comercialização dos produtos. Por fim, o técnólogo em Agroecologia trabalha na produção agropecuária, gerenciando sistemas, planejando a produção com ênfase na sustentabilidade e manejo ecológico.


Perfil
A medida do MEC só enfatiza o crescimento dos cursos tecnológicos e técnicos e também o aumento desta demanda pelo mercado. Segundo um estudo da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), 63% dos alunos aprovados nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs) tem de 18 a 23 anos e cerca de 70% fizeram o ensino médio nas escolas da rede pública. Já nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs), a maioria dos alunos (52%) tem até 17 anos e 77% dos aprovados fizeram o ensino fundamental na rede pública. Tendo em vista estes dados, é possível compreender o motivo do Estaddo estar interessado em dobrar o número de Fatecs e inaugurar mais 43 unidades de Etecs, abrindo 33,5 mil novas vagas, até o final de 2010. Segundo a 1ª Pesquisa Nacional de Egressos, feita pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), 72% dos ex-alunos formados entre 2003 e 2007, estão no mercado de trabalho.

Fique de olho no Ikwa e aguarde novidades sobre estes cursos e sobre a situação dos profissionais formados em cursos de tecnologia e técnicos!

Nenhum comentário: