segunda-feira, 13 de outubro de 2008

USP entre as melhores do mundo


Na última semana, a Universidade de São Paulo ocupou mais um lugar de destaques nos rankings feitos com as instituições de ensino do mundo. No relatório Times Higher Education 2008-QS World University Rankings, ela foi a única universidade brasileira da lista das 200 melhores do mundo. A USP ficou na 96ª posição, caindo 21 posições do ano passado para cá. Além da USP, apenas a Universidade Nacional Autónoma do México (150ª) e a Universidade de Buenos Aires (197ª ) apareceram como representantes da América Latina. Já as escolas norte-americanas apareceram 37 vezes no ranking, sendo que as duas primeiras colocadas foram Harvard e Yale, enquanto a Universidade de Michigan ficou na 18ª colocação, com a melhor posição entre as universidades públicas dos EUA. O ranking completo pode ser lido no link http://tinyurl.com/4odn6v.

Neste ano a USP já apareceu em outros ranqueamentos semelhantes. Em agosto, também foi a única brasileira no ranking elaborado pelo Institute of Higher Education da Shanghai Jiao Tong University (China), um dos mais tradicionais e importantes. Na ocasião, classificou-se como a 121ª melhor universidade do mundo, subindo sete posições desde o último levantamento, de 2003. A pesquisa analisou 12 mil instituições acadêmicas no mundo, sendo que somente 500 foram selecionadas.

Recentemente a USP também foi considerada a 113ª melhor no indicador espanhol “Webometrics Ranking of World Universities”, que mede a quantidade de acessos via internet de artigos produzidos pelas 15 mil escolas analisadas, e 4 mil selecionadas. Além USP, apareceram também a Unicamp (212ª) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 330º).

Procure estes ranqueamentos quando estiver decidindo qual faculdade prestar no vestibular. Nem todas as instituições de ensino brasileiras aparecem entre as melhores do mundo, mas várias delas têm destaque nos índices das melhores do Brasil, o que é uma boa referência para você pesar na hora de escolher.

Nenhum comentário: