sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Faculdades de SP oferecem dupla graduação

Diversas instituições de ensino superior de São Paulo já oferecem programas de dupla titulação, por meio do qual os estudantes conseguem se formar em duas carreiras distintas, ao mesmo tempo, ou em menos anos do que se os cursos fossem feitos separados. A Ibmec, FGV (Fundação Getúlio Vargas), e recentemente, a Trevisan e a Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) implementaram o novo sistema, que tem um vestibular específico, com maior exigência de inglês. Outras modelos semelhantes são os da Uninove, Anhembi Morumbi, UFABC, que oferecem dois diplomas com um vestibular, combinando bacharelados e tecnológicos. A FGV-SP também permite integrar a graduação de Administração ao mestrado.

A diferença dos cursos tradicionais é pouca. Em alguns casos, a carga horária aumenta para período integral, ou o curso pode permanecer em meio-período e durar até sete anos, dependendo da instituição. Além disso, prevalece sempre a mensalidade do curso mais caro. Em geral, as faculdades criaram esta modalidade por uma demanda dos próprios alunos, que desejam entrar no mercado de trabalho rapidamente, com conhecimentos interdisciplinares.

Tendências para o futuro
Esta graduação conjunta divide opiniões. Enquanto os alunos querem certificação dupla em pouco tempo, para terem diferencial com relação aos seus concorrentes no mercado de trabalho, os profissionais de RH dão preferência a quem tem apenas uma graduação e uma pós. Além disso, há uma discussão sobre possíveis prejuízos que esta forma combinada de cursos pode gerar ao currículo, que precisa ser comprimido para abranger o máximo de conteúdo possível. Ao mesmo tempo, há uma tendência, que pode ser implementada pelo Governo Federal nos próximos anos, de criar uma graduação com formação genérica e básica nas grandes áreas (humanidades, artes, ciências, tecnologias e saúde) nos primeiros três anos, com a especialização nos últimos anos.

Por enquanto, a dupla graduação ainda não pode ser feita para muitos cursos. Na Fecap e na Trevisan, por exemplo, há combinação de Administração e Ciências Contábeis, na FGV existe a de Administração e Direito, e na Ibmec-SP, de Economia e Administração. Para o próximo ano, as faculdades pretendem aumentar a variedade de opções, com cursos de Economia e Direito e de Relações Internacionais com Marketing e Administração.

Visite os sites das instituições para conhecer os programas específicos de cada uma delas, bem como obter informações sobre os processos seletivos!

Nenhum comentário: