segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cultura obrigatória no currículo


O anúncio que muitos esperavam finalmente aconteceu. Já no próximo semestre, visitar museus e assistir peças de teatro, espetáculos de dança, além de ter sessões de cinema na escola, passarão a ser itens obrigatórios na grade curricular de mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino. Trata-se do programa Cultura é Currículo, lançado na última quinta-feira, dia 24, pela Secretaria Estadual de Educação, em São Paulo.

A fase inicial do programa, que teve invetimento de R$ 4,4 milhões, prevê a implantação de três diferentes projetos. Um deles é o Lugares de Aprender: Escola sai da Escola, que dará aos alunos 26 opções de passeios entre museus e parques. Este projeto visa incentivar visitas a pontos turísticos e históricos de São Paulo, sempre com acompanhamento de professores treinados com materiais específicos para a realização e discussão posterior com alunos.

Já no projeto Cinema vai à Escola, as escolas estaduais de ensino médio poderão organizar sessões de cinema para os alunos. Cada uma receberá uma caixa com 20 DVDs contendo filmes antigos e contemporâneos com temas como ética e cidadania, meio ambiente, sexualidade, drogas, violência e preconceito.

O teatro e dança também serão prioridades no programa. E para essa área foi criado o projeto Escola em Cena, fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Cultura para ampliar o acesso dos alunos à peças de teatro e espetáculos de dança.

Fica a dica para estudantes do ensino médio! Uma excelente chance para que os alunos possam ampliar sua bagagem cultural, imprescindível tanto para um bom resultado no vestibular quanto nos futuros processos seletivos para a conquista de vagas em grandes empresas. Informe-se na sua escola ou acesse o site do programa. Participe!

Nenhum comentário: