terça-feira, 16 de dezembro de 2008

História na rede



Quem disse que a internet deve tratar somente de assuntos recentes, modernos e factuais? Na contramão deste discurso, aqui vai uma dicas de como este suporte está sendo utilizado para retomar a história.

A Revista Veja, da Editora Abril, disponibiliza, a partir desta semana, o conteúdo integral digitalizado, de todas as suas edições, desde o primeiro número, lançado em 1968. Você poderá ler todas as 350 mil páginas na íntegra e sem custo. O conteúdo está exposto cronologicamente, pelos anos/meses e pelas miniaturas das páginas. A navegação pode ser um pouco lenta para carregar, porém, você poderá “folhear” as páginas virtuais da revista e ver até mesmo os anúncios em detalhes. Há ferramentas para fazer anotações nos textos, colocar marcadores, além de imprimir. É uma boa forma de conhecer a história do país, a partir do ponto de vista editorial da Veja, além de poder contrastá-lo com o de outros periódicos da época. Prato cheio para os jornalistas de plantão.

Fique de olho aqui no blog para ver mais dicas sobre fontes de pesquisa e informação e aproveite para dar as suas dicas.

Nenhum comentário: