sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

De olho no Ensino a Distância


No final de novembro, 1337 instituições de ensino de educação a distância de todo o país foram desativados pelo Ministério da Educação (MEC), por funcionarem irregularmente. A partir de agora, o MEC pretende ser mais enfático na regulamentação e avaliação destes cursos. As escolas deverão cumprir um contrato, em até 12 meses, que define as normas de funcionamento para os cursos. Também precisarão garantir uma parcela de aulas presenciais, além de oferecer infra-estrutura adequada, como bibliotecas atualizadas.

De acordo com dados do último Censo da Educação Brasileira, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pelo MEC, o sistema de ensino a distância (EAD) cresceu 571% entre 2003 e 2006. Hoje há cerca de 760 mil alunos matriculados nas 109 instituições de ensino do país que adotam o sistema. Interessante observar que neste levantamento o Inep constatou que o desempenho dos alunos de EAD no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) foi melhor do que os da modalidade tradicional em sete das treze áreas avaliadas. Isso por que, em geral, estes estudantes precisam ser mais disciplinados para estudar.


Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até o dia 9 de janeiro para os cursos a distância de Educação Musical, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Pedagogia e Tecnologia Sucroalcooleira. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da Vunesp e tem uma taxa de 70 reais. Para mais informações sobre o vestibular acesse o site da instituição. Desde 2007, a UFSCar já é parceira do projeto Universidade Aberta do Brasil, criado em 2005 pelo Ministério da Educação, e implementado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED-MEC).

E, para evitar de entrar em um curso irregular e correr o risco de ser desativado, verifique no MEC a lista dos que estão habilitados e funcionando corretamente. Aproveite e entre no site do projeto Universidade Aberta do Brasil e fique de olho nas novidades.

Nenhum comentário: