segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ano novo, bolsa nova


Já pensou em começar 2009 arrumando as malas para estudar no exterior? Diversos programas estão abertos com bolsas de estudos em universidades do mundo inteiro para brasileiros que querem desenvolver pesquisas tecnológicas, de mestrado e doutorado, para o período 2009/2010. Se você quer ser um dos candidatos, aproveite para correr atrás das inscrições e documentos necessários.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) está oferecendo 100 bolsas de estudos de doutorado para projetos que não possam ser desenvolvidos no Brasil. Dentre os benefícios do Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior estão o seguro saúde, auxílio com trasporte e acomodação inicial e taxas acadêmicas. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro. Veja o editau completo no site oficial da Capes.

Já os interessados em fazer a pós-graduação em universidades latino-americanas podem tentar se candidatar ao Programa de Becas de Movillidad em el Posgrado, do Grupo Santander e da Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe. A bolsa tem duração de três a cinco meses e é compostar por mil dólares mensais, ou o equivalente na moeda local, além de auxílio para o transporte aéreo. Para se candidatar é necessário fazer a inscrição até o dia 9 de janeiro. Mas você precisa estar fazendo pós-graduação em uma das escolas conveniadas, ter média igual ou superior a 8,5 e já ter concluído um semestre. Veja mais informações e a lista de universidades parceiras no site.

E tem mais uma opção para desenvolver a sua pós-graduação. A agência para o Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia está com 2 bolsas de mestrado ou doutorado abertas exclusivamente para brasileiros interessados em fazer projetos em economia, finanças, estudos relacionados ao gênero, administração de recursos humanos ou desenvolvimento, administração de informação, direito internacional, direito comparativo, ciência política, administração pública, administração de projetos, pesquisa e demografia social, política social, estudos indígenas, estatísticas/monitoria e avaliação. Para concorrer, você deve ter proficiência em inglês recentemente comprovada pelo IELTS ou TOEFL e passar por um processo seletivo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. Para mais informações, veja o site oficial e confira as datas de entrega de formulários e a documentação necessária. A bolsa cobre custos com a instituição de ensino, passagens aéreas e subsídios para gastos diários.

Fique de olho em mais dicas aqui do blog e prepare-se para o ano novo!

Nenhum comentário: