terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Mudanças climáticas: o futuro é agora


No último mês, o excessivo calor em algumas regiões do mundo e as torrenciais tempestades que alagaram diversas cidades em Santa Catarina foram noticias de jornais. O recém-lançado portal “Mudanças Climáticas”, realizado pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil e Conselho Britânico, veio para mudar esta realidade.

O site tem o objetivo de tratar com profundidade as mudanças climáticas, suas causas, consequências e como se refletem na política, economia, meio ambiente e dia-a-dia de pessoas do mundo inteiro. Discute a responsabilidade do governo na implementação de políticas públicas, locais e nacionais, o papel do setor privado e da sociedade civil, além de fazer uma análise crítica da cobertura da imprensa sobre o assunto. Para isso, o site apresenta artigos, entrevistas em vídeo e áudio, um banco de fontes e uma agenda com o resumo das principais atividades que estão rolando sobre meio ambiente. É uma boa fonte de informação para jornalistas, pesquisadores e outros interessados no tema, que terão acesso a sugestões de pautas e documentos oficiais na íntegra. É uma iniciativa inovadora e com uma carga importante de responsabilidade social, ao abrir nossos olhos para um tema que interessa ao futuro da humanidade. Acesse o site e confira!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Projeto de lei cria Ifets

Foi sancionada nesta segunda-feira a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). A partir de agora, os 168 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas agrotécnicas e as escolas técnicas das universidades federais ficarão sob o comando dos Institutos Federais, todos com a mesma política pedagógica. O Ministério da Educação (MEC) prevê a criação de 100 novos campi até 2010 e a ampliação do número de vagas de 215 mil para 500 mil. Cerca de 50% das vagas dos institutos serão destinadas ao ensino médio integrado ao profissional; 30% para o ensino superior em cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos e os outros 20% destinados a licenciaturas em ciências da natureza. O MEC também prevê a abertura de concurso público para contratação de 15 mil docentes, além do preenchimento de outros 10 mil cargos técnicos administrativos até 2010. Acesse o site do MEC e confira as mudanças em cada estado.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ano novo, bolsa nova


Já pensou em começar 2009 arrumando as malas para estudar no exterior? Diversos programas estão abertos com bolsas de estudos em universidades do mundo inteiro para brasileiros que querem desenvolver pesquisas tecnológicas, de mestrado e doutorado, para o período 2009/2010. Se você quer ser um dos candidatos, aproveite para correr atrás das inscrições e documentos necessários.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) está oferecendo 100 bolsas de estudos de doutorado para projetos que não possam ser desenvolvidos no Brasil. Dentre os benefícios do Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior estão o seguro saúde, auxílio com trasporte e acomodação inicial e taxas acadêmicas. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro. Veja o editau completo no site oficial da Capes.

Já os interessados em fazer a pós-graduação em universidades latino-americanas podem tentar se candidatar ao Programa de Becas de Movillidad em el Posgrado, do Grupo Santander e da Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe. A bolsa tem duração de três a cinco meses e é compostar por mil dólares mensais, ou o equivalente na moeda local, além de auxílio para o transporte aéreo. Para se candidatar é necessário fazer a inscrição até o dia 9 de janeiro. Mas você precisa estar fazendo pós-graduação em uma das escolas conveniadas, ter média igual ou superior a 8,5 e já ter concluído um semestre. Veja mais informações e a lista de universidades parceiras no site.

E tem mais uma opção para desenvolver a sua pós-graduação. A agência para o Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia está com 2 bolsas de mestrado ou doutorado abertas exclusivamente para brasileiros interessados em fazer projetos em economia, finanças, estudos relacionados ao gênero, administração de recursos humanos ou desenvolvimento, administração de informação, direito internacional, direito comparativo, ciência política, administração pública, administração de projetos, pesquisa e demografia social, política social, estudos indígenas, estatísticas/monitoria e avaliação. Para concorrer, você deve ter proficiência em inglês recentemente comprovada pelo IELTS ou TOEFL e passar por um processo seletivo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. Para mais informações, veja o site oficial e confira as datas de entrega de formulários e a documentação necessária. A bolsa cobre custos com a instituição de ensino, passagens aéreas e subsídios para gastos diários.

Fique de olho em mais dicas aqui do blog e prepare-se para o ano novo!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Inovação premiada


Na última segunda-feira foram divulgados os ganhadores do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica. Promovida pela empresa Siemens com o objetivo de identificar e divulgar projetos que apresentem idéias inovadoras dentro do segmento eletroeletrônico, a terceira edição do concurso premiou as categorias Estudante – Novas Idéias e Ciência & Tecnologia, nas modalidades Indústria, Energia e Saúde. Nesse ano, foram mais de 200 projetos inscritos. Os primeiros colocados na categoria Estudante receberam R$ 10 mil com os projetos “Nanotubos de carbono: Reduzindo as perdas em sistemas de transmissão de energia”, “Sistema de monitoramento remoto de desmatamento em tempo real” e “Idéia e desenvolvimento de um dosímetro indicador de acúmulo de radiação à base de semicondutores orgânicos para uso em fototerapia neonatal”, nas modalidades Energia, Indústria e Saúde, respectivamente. Na categoria Ciência & Tecnologia, os primeiros colocados receberam R$ 15 mil e certificado com os projetos “Redução do atrito em dispositivos eletromecânicos: melhoria da eficiência no uso e geração da energia elétrica”(modalidade Energia), “Recuperação e reciclagem dos ácidos nítrico e sulfúrico e do molibdênio do rejeito líquido das indústrias de lâmpadas” (modalidade Indústria) e “Avaliação ultra-sonométrica da consolidação e da densidade óssea cortical” (modalidade Saúde).
No site Prêmio Inovação Tecnológica você confere todas as informações sobre o concurso. Acesse e fique ligado na próxima edição!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Teatro virtual



Finalmente, os interessados em teatro têm na rede um novo material de consulta com acesso integral gratuito. Trata-se da Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro, que faz uma cobertura dos fatos relacionados à história do teatro brasileiro, desde o final da década de 30, com o surgimento das companhias Os Comediantes e a Teatro do Estudante, até dados de peças mais recentes. A base de dados tem 726 verbetes, apresentados em ordem alfabética, dos quais 376 são de personalidades (diretores, dramaturgos, atores), 117 de companhias e grupos, 220 de espetáculos e 13 de conceitos relacionados. O projeto surgiu em 1987, de uma idéia do crítico Yan Michalski (1932-1990), polonês radicado no Brasil, e foi retomado pela pesquisadora Johana Albuquerque. O site entrou no ar em 2001, com outro formato, e foi comprado pelo Itaú Cultural.

Os textos são bem concisos, objetivos e factuais, embora pudessem ser mais densos. Falta ainda uma galeria de fotos para ilustrar as diferentes montagens das peças, o que contribuiria para informar mais o leitor sobre o diretor ou a companhia pesquisada. Apesar disso, a fonte condensa bibliografias, datas e nomes importantes, facilitando o trabalho de pesquisadores, que podem utilizar o site como guia para seus trabalhos. O foco do levantamento ainda está no eixo Rio-São Paulo, embora existam planos de estender a cobertura a outras regiões do país a partir do ano que vem. Outro destaque são as maquetes virtuais, por exemplo, da peça “O Vestido de Noiva”, baseada na obra de Nelson Rodrigues.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mais segunda fase!

Foi divulgada hoje a lista com os aprovados para a segunda fase do vestibular da Unicamp, que acontece entre os dias 11e 14 de janeiro de 2009. No site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), você confere a relação candidato-vaga e as notas de corte para a correção da redação de cada curso. Além disso, o candidato tem que ficar atento aos locais de prova. Para os candidatos que fizeram o exame em Sumaré, Valinhos e São Bernardo do Campo, havrá mudanças. Nesses casos, os estudantes farão prova em Campinas e Santo André, respectivamente. Na primeira fase do vestibular, a Unicamp teve quase 50 mil candidatos inscritos para 3.434 vagas em seus 66 cursos, além dos cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

História na rede



Quem disse que a internet deve tratar somente de assuntos recentes, modernos e factuais? Na contramão deste discurso, aqui vai uma dicas de como este suporte está sendo utilizado para retomar a história.

A Revista Veja, da Editora Abril, disponibiliza, a partir desta semana, o conteúdo integral digitalizado, de todas as suas edições, desde o primeiro número, lançado em 1968. Você poderá ler todas as 350 mil páginas na íntegra e sem custo. O conteúdo está exposto cronologicamente, pelos anos/meses e pelas miniaturas das páginas. A navegação pode ser um pouco lenta para carregar, porém, você poderá “folhear” as páginas virtuais da revista e ver até mesmo os anúncios em detalhes. Há ferramentas para fazer anotações nos textos, colocar marcadores, além de imprimir. É uma boa forma de conhecer a história do país, a partir do ponto de vista editorial da Veja, além de poder contrastá-lo com o de outros periódicos da época. Prato cheio para os jornalistas de plantão.

Fique de olho aqui no blog para ver mais dicas sobre fontes de pesquisa e informação e aproveite para dar as suas dicas.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Aprovados para a segunda fase da Fuvest

Já divulgamos aqui no blog um post sobre as notas de corte do vestibular 2009 da Fuvest. E agora chegou a hora dos mais de 130 mil candidatos saberem se permanecem ou não na disputa por uma vaga em um dos vestibulares mais concorridos do país. Para a segunda fase do exame, que ocorre entre os dias 4 e 8 de janeiro, foram selecionados 38.606 candidatos, incluindo os treineiros. Confira a lista de convocados e os locais de exame no site da Fuvest!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

De olho no Ensino a Distância


No final de novembro, 1337 instituições de ensino de educação a distância de todo o país foram desativados pelo Ministério da Educação (MEC), por funcionarem irregularmente. A partir de agora, o MEC pretende ser mais enfático na regulamentação e avaliação destes cursos. As escolas deverão cumprir um contrato, em até 12 meses, que define as normas de funcionamento para os cursos. Também precisarão garantir uma parcela de aulas presenciais, além de oferecer infra-estrutura adequada, como bibliotecas atualizadas.

De acordo com dados do último Censo da Educação Brasileira, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pelo MEC, o sistema de ensino a distância (EAD) cresceu 571% entre 2003 e 2006. Hoje há cerca de 760 mil alunos matriculados nas 109 instituições de ensino do país que adotam o sistema. Interessante observar que neste levantamento o Inep constatou que o desempenho dos alunos de EAD no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) foi melhor do que os da modalidade tradicional em sete das treze áreas avaliadas. Isso por que, em geral, estes estudantes precisam ser mais disciplinados para estudar.


Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até o dia 9 de janeiro para os cursos a distância de Educação Musical, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Pedagogia e Tecnologia Sucroalcooleira. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da Vunesp e tem uma taxa de 70 reais. Para mais informações sobre o vestibular acesse o site da instituição. Desde 2007, a UFSCar já é parceira do projeto Universidade Aberta do Brasil, criado em 2005 pelo Ministério da Educação, e implementado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED-MEC).

E, para evitar de entrar em um curso irregular e correr o risco de ser desativado, verifique no MEC a lista dos que estão habilitados e funcionando corretamente. Aproveite e entre no site do projeto Universidade Aberta do Brasil e fique de olho nas novidades.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Cursinho prepara jovens para seleção em escolas técnicas


A crescente procura pelos cursos técnicos aumentou também a concorrência no chamado vestibulinho, exame para quem concorre às vagas no ensino das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). E se você quer se preparar para o próximo exame, o cursinho do XI, administrado pela Associação Pró-Cultura Cidadã da USP, está com inscrições abertas para o curso “pré-vestibulinho”. As aulas terão início em 9 de fevereiro de 2009 e serão ministradas de segunda a quinta, das 14h20 às 18h. Atividades extras como palestras, teatro, apresentação de filmes e plantões de dúvida também serão realizadas às sextas e sábados.
Informações e inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3107-6293 / 3101- 4583 ou pelo site www.cursinhodoxi.com.br
As inscrições para o o primeiro semestre de 2009 nas Etecs vão até o dia 19 de dezembro e as provas acontecem em 18 de janeiro de 2009. Acesse o manual e saiba mais sobre o vestibulinho no site do Centro Paula Souza.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fuvest divulga notas de corte do vestibular 2009


Foram divulgadas hoje as notas de corte da Fuvest, que avaliou 130.893 estudantes na primeira fase. A nota de corte equivale ao número mínimo de acertos dos candidatos para serem chamados para a segunda fase do vestibular. Serão convocados mais de 38 mil estudantes que concorrerão a 10.707 vagas, sendo que 50 delas são para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e 100 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Neste ano, a maior nota de corte foi de Medicina e Ciências Médicas, com 77 pontos, seguida de Engenharia Aeronáutica, com 72 pontos, de Audiovisual, com 67 pontos e de Relações Internacionais, com 66. Direito, Jornalismo, Engenharia e Design também aparecem na lista das dez carreiras mais concorridas. Para treineiros a nota de corte foi de 51 pontos para Biológicas, 53 pontos para Humanas e 55 em Exatas. Em média, as notas de corte deste ano aumentaram em relação aos dois anos passados.

A segunda fase ocorrerá entre os dias 4 e 8 de janeiro e as provas de habilidades específicas nos dias 6 e 9 do mesmo mês. Os locais de prova serão publicados no dia 15 de dezembro. Para ver mais informações sobre as notas de corte e aguardar a lista de convocados entre no site.

Cultura na ponta do lápis

Quem é estudante de artes plásticas, artes cênicas, audiovisual, cinema e outras áreas ligas à arte precisa ficar atento às políticas públicas de incentivo, que viabilizam exposições, peças, finalização de filmes e eventos relacionados. O incentivo governamental ou de instituições privadas gera uma maior circulação de produtos culturais, aquecendo o mercado de trabalho. Por isso, fique de olho nas novidades nas leis de fomento e nos editais publicados.

No final de novembro, por exemplo, o governo do Estado de São Paulo anunciou que mais de 11,5 milhões de reais, recolhidos em recursos de incentivos fiscais de empresas públicas e privadas, serão investidos em 34 projetos. Os selecionados fazem parte do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, que vai distribuir 8,5 milhões de reais para 15 projetos de produção e finalização de longas-metragens; do Programa de Incentivo ao Teatro Paulista, que oferece 2 milhões de reais para 13 projetos de apoio à produção de espetáculos inéditos de teatro; e do Programa de Incentivo à Dança Paulista, no qual seis projetos inéditos receberão um aporte de 1 milhão de reais. O anúncio foi feito pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura no final de novembro. Para conhecer a lista de vencedores, entre no site.

Como futuro profissional da área cultural, também será sua responsabilidade promover o desenvolvimento da arte no seu setor. Colabore com a cultura, com a arte e com o seu futuro, lutando para que o acesso à cultura seja democratizado e para que os artistas possam fazer seu trabalho ser reconhecido.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Aprovados no Fies

Se você foi um dos 60 mil inscritos no Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), já pode conferir o resultado. Acesse o site da Caixa ou da instituição de ensino, e confira se foi ou não aprovado para o programa do Ministério da Educação que pode financiar integralmente as mensalidades de instituições particulares filiadas. Neste ano, o programa pré-selecionou 50 mil inscritos que tem até o dia 19 de dezembro para apresentar a documentação que comprova as informações preenchidas na ficha de inscrição. Após essa data, há possibilidade de abertura de nova chamada com vagas remanescentes.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pesquisador na Europa

Se você está concluindo a graduação nas áreas de geografia, planejamento ambiental, regional ou urbano, logística, agricultura, silvicultura, marketing ou abastecimento de energia e já está de olho no seu futuro acadêmico, não perca esta oportunidade. O Programa Erasmus Mundus, da Comissão Européia, está oferecendo bolsas de estudo de pós-graduação e pesquisa em tecnologias geoespaciais em universidades da Europa. São de 15 a 20 bolsas para estudantes e três para cientistas visitantes.

O consórcio é formado por instituições de ensino superior da Alemanha, Espanha e Portugal. Se você for selecionado, poderá começar o curso na universidade de Jaume I, em Castelló de la Plana, na Espanha, ou na de Nova Lisboa, em Portugal, dependendo das disciplinas que você está interessado. Já o segundo semestre será na universidade de Münster, na Alemanha, e por fim, no último semestre, você fará a sua tese de conclusão em qualquer uma das três. Você receberá o título Master of Science in Geospatial Technologies.

Para concorrer você não pode ser europeu, precisa fazer sua inscrição até o dia 15 de janeiro de 2009 e já estar formado. Se a sua candidatura é para a vaga de pesquisador visitante, então é necessário comprovar experiência em docência e pesquisa e excelência acadêmica, pois os escolhidos darão aulas e desenvolverão projetos de pesquisa. Veja mais informações no site.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mais Medicina!

Os resultados insatisfatórios em índices que medem a qualidade dos cursos de nível superior como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), fez com que o Ministério da Educação (MEC), iniciasse supervisão nos cursos de medicina de todo o país. Dentre os 17 avaliados, quatro não se adequaram aos padrões exigidos pelo MEC: Universidade Iguaçu (Unig), campi de Nova Iguaçu (RJ) e de Itaperuna (RJ), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Universidade de Marília (Unimar). As punições para essas universidades são a redução no número de vagas e a suspensão dos vestibulares. As outras instituições avaliadas firmaram compromisso com o MEC para sanar os problemas no prazo máximo de um ano.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cursinho comunitário da USP abre vagas



Atenção vestibulando! Se você quer prestar os exames, precisa recordar as matérias, mas não tem recursos para pagar um cursinho pode correr atrás dos chamados cursinhos comunitários. Nós já citamos vários exemplos aqui. Mais uma opção é o MedEnsina, gratuito e formado pelos próprios alunos Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Apesar disso, o MedEnsina é voltado para estudantes que querem prestar cursos em todas as áreas da graduação.

O material didático é composto por apostilas do método Objetivo, oferecidas de graça pelo cursinho, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 23 horas, nos anfiteatros da FM-USP. Aos sábados e em outros horários são oferecidas aulas extras, reforço, plantões de dúvida, simulados e atividades culturais, como a exibição e discussão de filmes, ou aulas sobre os livros obrigatórios cobrados no vestibular.

Para conseguir uma das 190 vagas disponíveis para 2009, você precisa ter concluído o ensino médio ou estar no último ano e fazer a sua inscrição nos dias 13 e 14 de dezembro ou nos dias 24 e 25 de janeiro, das 9 às 16 horas. O valor é de 20 reais. Depois você fará uma prova de conhecimentos gerais e vai passar por uma análise sócioeconômica conforme seu rendimento na prova.

Veja mais informações no site www.medensina.com ou no telefone (11) 3711-8985.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

De olho na educação a distância

Uma portaria lançada em dezembro de 2007 estabeleceu regras e critérios para instituições de ensino a distância. A partir dela, o Ministério da Educação (MEC) criou uma equipe com 104 profissionais responsáveis pela supervisão daquelas já existentes e das novas escolas que serão criadas. A medida pretende fiscalizar e manter apenas as instituições de qualidade.
Dentre as instituições já fiscalizadas, quatro delas – com maior número de estudantes (257.178 alunos) e denúncias já foram fiscalizadas: UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná), UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins), FAEL (Faculdade Educacional da Lapa) e Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Somente a UNOPAR não sofreu interdição, mas também apresentou problemas com relação ao conteúdo programático. Após a supervisão, as instituições assinam um termo de ajuste que deve ser cumprido em até 12 meses. Fique atento!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Novas inscrições para exame da OAB


Advogados de plantão, fiquem atentos, pois as datas do próximo exame da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo) já foram divulgadas e as inscrições estão abertas. Passar no exame é fundamental, já que é requisito para que os bacharéis possam exercer a profissão.

A primeira fase do 137º exame da ordem, de questões de múltipla escolha, vai ocorrer no dia 11 de janeiro. Como é tradicional, a prova exige conhecimentos de direito constitucional, civil, empresarial, penal, do trabalho, administrativo, tributário, processual civil e processual penal, além de conteúdos do Estatuto da Advocacia, o regulamento geral e código de ética da OAB. Na segunda fase, que será no dia 15 de fevereiro, os candidatos terão que responder questões discursivas, na forma de situações-problema.

No Exame 136 apenas 2.918 bacharéis foram aprovados, de um total de 15.981 participantes. Esta foi a prova com menos concorrentes nas últimas edições, principalmente em comparação com o exame 131, por exemplo, que teve mais de 28 mil inscritos. No último exame, o índice de reprovação foi de 81,77%, ou seja, 3 pontos percentuais a menos do que o resultado da última edição, de 84,19%.

A inscrição custa 180 reais e pode ser feita até o dia 15 de dezembro. Para ver o editau e obter mais informações, entre no site da OAB.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mais vagas gratuitas no Sistema S

Em alta no mercado, os cursos técnicos chamam cada vez mais a atenção dos cerca de 75% de jovens brasileiros sem condições financeiras suficientes para ingressar no ensino superior ou mesmo daqueles que querem colocar a mão na massa logo cedo. A boa notícia é que um decreto assinado pelo presidente Lula no início do mês de novembro passa a garantir a ampliação e a gratuidade das vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada. A medida abrange os cursos de quatro entidades que compõem o chamado Sistema S: Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc (Serviço Social do Comércio).

A oferta de cursos será ampliada de forma gradual até 2014 e deve alcançar os 66,6% no Senai e no Senac, e 33,3% no Sesi e no Sesc, com valor de investimentos que pode chegar aos R$ 4,8 bilhões. Com o decreto, os alunos de escolas públicas, de baixa renda e aqueles cursando o ensino médio poderão ter acesso a atividades culturais e esportivas promovidas pelo Sesc e Sesi, além dos cursos gratuitos oferecidos pelo Senai e Senac.