Se você já é formado ou pensa em ir estudar medicina fora do país, agora tem motivos para comemorar. De acordo com as novas regras publicadas ontem, dia 16 de setembro, no Diário Oficial da União, os estudantes diplomados em medicina fora do Brasil poderão fazer um exame e validar o documento em território nacional.
A prova está prevista para o início de 2010, de acordo com o Ministério da Educação. Ela será estruturada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e por 16 universidades, com base em uma matriz curricular baseada nos conteúdos exigidos nas faculdades do Brasil e do exterior. O exame terá uma fase escrita e outra, prática, cobrando habilidades clínicas.
A medida facilitará a vida de muita gente, já que hoje a revalidação pode demorar até quatro anos. Atualmente, o aluno formado precisa levar seu diploma e validá-lo em uma das instituições públicas brasileiras. O Ministério da Saúde estima que cerca de 5 mil médicos deverão se interessar pelo exame. Para participar do novo modelo, o estudante deve se inscrever e ter uma declaração de cumprimento de pelo menos 7.200 horas/ aula. A data da prova ainda não foi definida e as regras devem ser divulgadas nas próximas semanas.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Novidades na validação de diplomas de medicina
Marcadores:
curso no exterior,
diploma,
INEP,
medicina,
revalidação,
validação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário