sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sobram vagas na área de Tecnologia da Informação

Todo dia aparecem nas manchetes dos jornais as palavras “crise”, “desemprego” e “demissões”. No entanto, nem todas as áreas devem sofrer com a crise financeira. Um dos setores que deve sair ileso é do de tecnologia da informação (TI). Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), há cerca de 30 mil vagas abertas para serviços e softwares. A Brasscom estima que até 2011 surjam mais 70 mil postos de trabalho, tanto para o mercado interno como para o externo. Em resumo, o setor de TI está crescendo aproximadamente 3% ao ano, principalmente por que há terceirização de serviços.

O único problema encontrado por estas empresas é que existem muitos estudantes formados em cursos generalistas, ou seja, de bacharelado e a demanda por especialistas é cada vez maior. Assim, empresas, como a IBM precisam treinar seus profissionais para capacitá-los para os serviços, o que exige cerca de dois a três meses de cursos.

Aproveite

Se você já é formado ou trabalha no ramo, pode tentar melhorar seu currículo. Para se diferenciar de concorrentes, você precisa ter fluência ou conhecimentos avançados em línguas estrangeiras, em especial no inglês. Além disso, é interessante ter diploma ou certificados de cursos técnicos, que garantam a tal especialização almejada pelos contratantes. Para isso, procure se informar sobre cursos técnicos em instituições de ensino e nas próprias empresas de grande porte, como a Microsoft e a Oracle. Assim, você receberá um salário um pouco melhor e concorrerá para vagas mais atraentes, até mesmo fora do Brasil. Busque oportunidades no Sudeste, no eixo Rio-São Paulo, apesar de que, em estados do Nordeste, como o Ceará, existam muitas vagas para especialistas em Java e softwares livres.

Quem quer começar a carreira pode cadastrar o currículo em sites como o Nube, Vagas.com e o CIEE, para receber e ficar de olho em oportunidades. Acesse a área Trabalhe, no Ikwa e fique por dentro de processos seletivos das empresas!

Nenhum comentário: