quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mas este post não é sério


Não estranhe, caro leitor, a paródia do título deste post. É apenas uma brincadeira para lembrar você do centenário de morte de um dos maiores escritores da literatura brasileira: nada mais, nada menos, do que Machado de Assis (1839-1908). Em comemoração aos cem anos de sua morte, estão ocorrendo, desde o ano passado, diversas atividades, lançamentos de livros e programas, como a deliciosa mini-série Capitu, que foi ao ar no início de janeiro e em breve esttará disponível em DVD.

Em agosto do ano passado, por exemplo, a Fundação Editora da Unesp (Universidade Estadual Paulista) organizou e promoveu o Simpósio Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial, que foi realizado no MASP, evento para o qual foram convidados importantes críticos e estudiosos mundialmente reconhecidos da obra machadiana, para discutir seus romances, contos, poemas, peças e crônicas. Quem não pode participar, pode agora ver o resultado das conferências na íntegra, no site da FAAC ebTV.

E quem quiser fazer um sobrevôo na obra do autor, pode visitar a exposição "Machado de Assis: Mas este capítulo não é sério", que ficará no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Com a curadoria de Vadim Nikitin, Cacá Machado, e consultoria de José Miguel Wisnik, a mostra literalmente carrega o visitante para dentro da obra machadiana. Ao entrar no museu você recebe um pequeno livro-guia, para não perder nada, e vai passar por diversas instalações, conhecer a cronologia de sua vida, ouvir declamações e pode até escolher um dos livros disponíveis na biblioteca para ler. A exposição fica no museu até o dia 01 de março, para mais informações clique aqui.

Nenhum comentário: