A partir do ano que vem, alunos de ensino médio de todo o país deverão ter espanhol na grade curricular. A novidade é resultado da lei 11.161, sancionada em 2005, pelo presidente Lula. A medida vai de acordo com a obrigatoriedade de sociologia e filosofia a partir de 2009, disciplinas retiradas do currículo durante o regime militar.
Por isso, o mercado para estes professores deve esquentar. Nesta hora, é importante ter diferenciais para se garantir em meio a tantos concorrentes. Aproveite para fazer cursos de reciclagem e extensão. Uma sugestão é fazer um curso de imersão, ou seja, intensivos de aproximadamente um mês em cidades da Argentina e Espanha. Nestas aulas você aprenderá a desenvolver a sua didática, analisar diferentes metodologias de ensino e identificar erros gramaticais e de fala mais cometidos. Além disso, vai viver em um país com outra cultura e vivenciará no dia-a-dia a prática do idioma.
Hoje, o espanhol é o segundo idioma mais falado no Ocidente, com mais de 420 milhões de falantes. Segundo a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 2007 havia 12 mil professores capacitados para ensinar a nova língua obrigatória, embora fosse necessário ter o dobro de profissionais para atender a toda a demanda do país. Então, fique de olho nos concursos das Secretarias de Educação Estaduais, que devem abrir vagas, e nas oportunidades em escolas da rede particular.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário