terça-feira, 25 de novembro de 2008

Procuram-se médicos

Você já deve ter cansado de ouvir que o mercado de trabalho para médicos está saturado, que os recém-formados têm que manter dois ou três empregos para ter uma renda razoável e outros argumentos pouco animadores sobre as perspectivas para esses profissionais.

Bom, essa é a realidade nas grandes capitais do Sudeste e do Sul, mas você sabia que o Brasil tem 455 municípios sem médicos? A maior parte dessas cidades fica em regiões distantes dos maiores centros urbanos, como a Nordeste, a campeã nesse problema, que concentra 25,7% do total do país. O levantamento, divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta ainda que hospitais sofrem para contratar especialistas.

A falta de acesso à tecnologia hospitalar de ponta é apontada como uma das causas dessa distribuição irregular de médicos pelo país, assim como o perfil socioeconômico da maior parte dos estudantes de medicina, que mora em grandes cidades e vem de famílias de maior renda.

Se você está pretendendo cursar Medicina ou prestes a se formar, pense nisso. Talvez valha a pena desbravar um mercado ainda pouco explorado, embora mais carente em recursos técnicos, do que enfrentar uma concorrência enorme pelas poucas vagas disponíveis nas grandes cidades, além de jornadas de trabalho muito desgastantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante! Porque nao agilizam logo a revalidaçao dos 13 mil medicos formados no extior,eles querem trabalhar.