sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cursos técnicos virando a mesa


Deixados de lado no passado, agora os cursos técnicos estão chamando a atenção de empregadores e estudantes e estão em crescimento. O mercado de trabalho está exigindo, cada vez mais, profissionais recém-formados, com experiência desde cedo. Por isso, a demanda por cursos técnicos está mudando. Muitos jovens estão começando a carreira com um curso técnico e, depois, entram em graduações para terem os conhecimentos mais aprofundados. De acordo com dados do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), a empregabilidade está alta, chega a 80%, e novas oportunidades estão sendo abertas, principalmente nos setores de construção civil, petróleo e gás, e automobilístico. No início deste mês, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) divulgaram que os cursos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Administração e Logística estão entre os 10 mais procurados nos seus vestibulares.

Para dar conta de toda a demanda, as escolas de nível técnico também estão se expandindo. O governo federal divulgou que pretende construir 150 escolas até 2009, em todos os estados. Já em São Paulo, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) devem aumentar de 39 para 52, nos próximos dois anos e as Escolas Técnicas Estaduais devem abrir 100 mil novas vagas.

Se você já estiver interessado, fique de olho nas oportunidades. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), por exemplo, está oferecendo 460 vagas para colégios técnicos em Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas no site da Vunesp. Já o Cefet-SP, está com 3240 vagas em 76 cursos de nível técnico para o vestibular 2009. Você pode se inscrever até dia 19 de novembro, no site, e pagar a taxa de inscrição, de 45 reais.

O Ministério da Educação lançou neste ano o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, que divide os cursos em 12 eixos, com o objetivo de regulamentar os cursos, agrupando aqueles com características semelhantes e relacionando as diferentes nomenclaturas usadas pelas instituições de ensino. Acesse o Ikwa e fique de olho nas novidades.

Nenhum comentário: