sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Use a internet com a cabeça


Informação é o que não falta na internet. Alguns teóricos acreditam que a facilidade de acesso aos materiais gere um problema de falta de sentido. É como se você, leitor, ficasse perdido no meio de tanta informação. Porém, se você souber selecionar boas fontes de pesquisa, pode aproveitar esta ferramenta para elaborar trabalhos muito interessantes e tão densos quanto os tradicionais, que usavam apenas livros como referências. Uma vez citamos aqui o exemplo o portal Domínio Público, que reune mais de 500 obras de diversos autores da literatura nacional e estrangeira. Desta vez, a dica é Centro de Documentação e Informação da Fapesp, que possui várias bases de referências e conteúdos bem diversificados. Quer ver só?

Um dos links mais interessantes é o Memória Roda Viva, que digitaliza em formato de texto as entrevistas do programa Roda Viva, da TV Cultura. O programa é exibido desde 1986 e já fez história, com debatedores convidados entrevistando, a cada semana, uma personalidade brasileira ou estrangeira, das mais diversas áreas- política, cultura, economia. O objetivo, aos poucos, é inserir fotografias, links e trechos de vídeos. O mais legal é que os entrevistados são, em geral, realmente colocados contra a parede e precisam responder a todas as perguntas, deixando toda a sua opinião bem clara.

Além disso, você tem acesso ao SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha), que publica periódicos nos meios eletrônicos para ampliação da comunicação científicas entre países da América Latina e Caribe. Os textos passam por um critério de avaliação antes de serem divulgados e são reconhecidos pelas principais fundações e institutos de pesquisa.

Entre na página da Fapesp e conheça outras bases de pesquisa. Aguarde mais dicas e compartilhe com outras pessoas as suas referências de pesquisa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Biblioteca eletrônica



Agora você já pode ter acesso às revistas publicadas pela Universidade de São Paulo sem sair de casa. Basta acessar o Portal de Revistas da USP. Nele, você pode consultar o conteúdo integral de 30 títulos, distribuídos entre periódicos e artigos, já credenciados pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da instituição. Para obter o credenciamento, as publicações necessitam ter um editor responsável pertencente ao quadro funcional da universidade, além da análise de conteúdo, pontualidade, autoria, entre outros critérios estabelecidos pelo programa. Acesse e confira os títulos já disponibilizados no site.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma mãozinha da internet


Se você é daqueles que adora ficar horas na internet, aproveite mais estas dicas para usá-la como ferramenta de estudo e fonte de pesquisa.

Os vestibulandos podem aproveitar os simulados oferecidos pelo Portal Aprendiz. São várias opções, todas com gabaritos e podem ser baixadas gratuitamente.

Mais uma boa referência, e de interesse geral, é o Dicionário Aulete Digital. A consulta é bem simples e objetiva, o que pode facilitar para acabar com as dúvidas e tirar você do aperto. Quem quer se adiantar e ficar por dentro das novas regras ortográficas, pode aproveitar e acessar o Guia Prático da Nova Ortografia, distribuído pela Michaelis e Melhoramentos, disponível em e-book.

Para o futuro
Outra fonte que pode interessar para alunos de ensino médio e superior, é o Centro de Referência das Lutas Políticas (1964-1985), coordenado pelo Arquivo Nacional. O projeto pretende concentrar e digitalizar registros, documentos e arquivos do Conselho de Segurança Nacional (CSN), da Comissão Geral de Investigações (CGI) e do Serviço Nacional de Informações (SNI), e outros órgãos do governo, sobre as lutas políticas durante a ditadura militar. O banco de dados estará disponível para livre consulta, com exceção de documentos sigilosos, porém ainda não foi divulgada a data em que irá ao ar.

Aguarde mais dicas e compartilhe aqui os sites interessantes que você costuma usar!

Softwares da Microsoft de graça


Sim, é verdade que a empresa está permitindo o download gratuito de programas. Mas, por enquanto, só para quem está cadastrado no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Com o programa DreamSpark, a Microsoft e o CIEE pretendem auxiliar os estudantes brasileiros a se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Se você quer atuar em alguma área que depende muito da informática, como computação, design gráfico, animação e games, entre outras, vale a pena aproveitar essa oportunidade. Para baixar os softwares, basta entrar no site do CIEE e se cadastrar gratuitamente. Neste primeiro momento, somente universitários terão acesso ao pacote, que, posteriormente, será aberto também a alunos do ensino médio. Os softwares estarão liberados para uso por um ano, com possibilidade de uma renovação pelo mesmo período.

Para conhecer mais sobre o DreamSpark e os softwares oferecidos, você também pode visitar o site do programa - que está em inglês.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mudanças no Enade 2009


A partir do próximo ano, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) passará a valer não só para os sorteados e sim a todos os estudantes universitários no começo e no final do curso. A mudança foi divulgada recentemente pelo Inep, instituto responsável pela realização da prova, e visa dar maior credibilidade ao exame, além de conseguir a adesão de importantes universidades como a USP. Vale lembrar que aqueles que não participarem do Enade perdem o direito ao diploma de conclusão do curso superior.
E você, concorda a mudança no sistema de avaliação do Enade? Dê a sua opinião.

Procuram-se médicos

Você já deve ter cansado de ouvir que o mercado de trabalho para médicos está saturado, que os recém-formados têm que manter dois ou três empregos para ter uma renda razoável e outros argumentos pouco animadores sobre as perspectivas para esses profissionais.

Bom, essa é a realidade nas grandes capitais do Sudeste e do Sul, mas você sabia que o Brasil tem 455 municípios sem médicos? A maior parte dessas cidades fica em regiões distantes dos maiores centros urbanos, como a Nordeste, a campeã nesse problema, que concentra 25,7% do total do país. O levantamento, divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta ainda que hospitais sofrem para contratar especialistas.

A falta de acesso à tecnologia hospitalar de ponta é apontada como uma das causas dessa distribuição irregular de médicos pelo país, assim como o perfil socioeconômico da maior parte dos estudantes de medicina, que mora em grandes cidades e vem de famílias de maior renda.

Se você está pretendendo cursar Medicina ou prestes a se formar, pense nisso. Talvez valha a pena desbravar um mercado ainda pouco explorado, embora mais carente em recursos técnicos, do que enfrentar uma concorrência enorme pelas poucas vagas disponíveis nas grandes cidades, além de jornadas de trabalho muito desgastantes.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ProUni abre inscrições


Você está precisando de uma força para pagar sua faculdade? Então fique atento. O Programa Universidade para Todos (ProUni) acaba de abrir inscrições pela internet para os interessados em conseguir uma bolsa de estudos para o primeiro semestre de 2009. Você pode se inscrever até dia 12 de dezembro.

Para concorrer, você terá de comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, no caso de bolsas integrais, e de até três salários mínimos para as bolsas parciais, que podem chegar a bancar 50% da mensalidade. E lembre-se: se você não prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, vai ter que procurar outra opção.

Somente quem fez o Enem e conseguiu uma média mínima de 45 pontos na prova objetiva e na redação pode participar do processo seletivo. Outro requisito é ter estudado o ensino médio em escola pública ou ter cursado uma escola particular como bolsista. Se você se enquadra nesses casos, acesse o site do ProUni e inscreva-se já!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Esta é para os focas!


Jornalistas de plantão, preparem-se para fazer suas inscrições para a 48ª turma do Programa de Treinamento da Folha. Para participar, faça sua inscrição no site até o dia 15 de dezembro. Se for aprovado, vai fazer provas de inglês, português, espanhol, matemática e conhecimentos gerais, ser entrevistado e, finalmente, poderá ser um dos selecionados para as áreas de reportagem, fotojornalismo ou jornalismo gráfico.
O curso tem quatro meses, durante os quais você aprende a fazer entrevistas e reportagens, trabalhar fotos, imagens, gráficos e tabelas. Vai acompanhar os profissionais nas reuniões de pauta, edição e fechamento do jornal, além de assistir a cursos em diferentes editorias.
O único agravante é que você precisa ter dedicação integral, o que pode dificultar para quem precisa trabalhar. Ao mesmo tempo, é uma excelente oportunidade para conhecer o dia-a-dia em um grande jornal diário, além poder entrar para o corpo de profissionais do grupo Folha da Manhã, se você se der bem durante o curso.
Aproveite para dar uma passada pelo Blog Novo em Folha, produzido pelos participantes do treinamento e pela Redação do jornal.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Testes e simulados gratuitos


No próximo domingo a Fuvest, fundação responsável pelo vestibular em universidades com a USP, realiza a primeira fase para os mais de 45 mil candidatos que disputam uma vaga no vestibular 2009. E se você quer testar seus conhecimentos para as provas ainda dá tempo. O Portal Aprendiz, um site jornalístico que trata de educação, cidadania e trabalho, disponibiliza download gratuito de simulados realizados por alunos do Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Faça os testes e boa sorte no vestibular!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cultura e Ciência no campus da FMRP


A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo acabou de inaugurar o Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu). O centro vai realizar cursos de especialização e vai abrigar as ligas estudantis da faculdade, a empresa júnior do curso de Informática Biomédica, a sede da Revista Medicina e atividades administrativas da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP. Além disso, ainda vai receber a Biblioteca Histórica da Medicina, com um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Filosofia, Literatura, Teologia e Música, e o Centro de Treinamento e Suporte da Vida, que oferecerá cursos teóricos e práticos nas áreas de cardiologia, traumatologia entre outras especialidades. Outra novidade é o Museu Histórico da FMRP, com teses, livros, documentos, fotografias, 140 objetos e equipamentos datados a partir de 1952, que contam a história da faculdade.
O Espaço Cultural e de Extensão Universitária oferece boas oportudades para estudantes, ou profissionais formados, aprenderem um pouco da história da Medicina, fazerem cursos de especialização ou aproveitarem o material da biblioteca em pesquisas.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jornalismo sem diploma: você concorda?

Se você é um dos milhares de estudantes que se preparam para os concorridos vestibulares na área de humanas - mais precisamente para o curso de Jornalismo, tem que ficar atento. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC), anunciou que pretende reformular a estrutura do curso. Com essa mudança, profissionais de outras áreas poderiam atuar no Jornalismo apenas com uma complementação da formação, sem a necessidade de cursar integralmente a faculdade. A notícia gerou polêmica e vai de encontro com a discussão sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, já em andamento no Ministério do Trabalho. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a idéia é permitir que uma pessoa formada em outra área de conhecimento possa, em um prazo aproximado de dois anos, cursar apenas as disciplinas específicas do curso e obter o diploma. A iniciativa integra uma série de ações do MEC para fiscalizar cursos superiores com avaliações ruins, como já foi feito com os cursos de Direito, Medicina e Pedagogia. O que você acha dessa decisão? Apenas disciplinas específicas bastam para a formação de um bom jornalista?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cursos técnicos virando a mesa


Deixados de lado no passado, agora os cursos técnicos estão chamando a atenção de empregadores e estudantes e estão em crescimento. O mercado de trabalho está exigindo, cada vez mais, profissionais recém-formados, com experiência desde cedo. Por isso, a demanda por cursos técnicos está mudando. Muitos jovens estão começando a carreira com um curso técnico e, depois, entram em graduações para terem os conhecimentos mais aprofundados. De acordo com dados do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), a empregabilidade está alta, chega a 80%, e novas oportunidades estão sendo abertas, principalmente nos setores de construção civil, petróleo e gás, e automobilístico. No início deste mês, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) divulgaram que os cursos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Administração e Logística estão entre os 10 mais procurados nos seus vestibulares.

Para dar conta de toda a demanda, as escolas de nível técnico também estão se expandindo. O governo federal divulgou que pretende construir 150 escolas até 2009, em todos os estados. Já em São Paulo, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) devem aumentar de 39 para 52, nos próximos dois anos e as Escolas Técnicas Estaduais devem abrir 100 mil novas vagas.

Se você já estiver interessado, fique de olho nas oportunidades. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), por exemplo, está oferecendo 460 vagas para colégios técnicos em Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas no site da Vunesp. Já o Cefet-SP, está com 3240 vagas em 76 cursos de nível técnico para o vestibular 2009. Você pode se inscrever até dia 19 de novembro, no site, e pagar a taxa de inscrição, de 45 reais.

O Ministério da Educação lançou neste ano o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, que divide os cursos em 12 eixos, com o objetivo de regulamentar os cursos, agrupando aqueles com características semelhantes e relacionando as diferentes nomenclaturas usadas pelas instituições de ensino. Acesse o Ikwa e fique de olho nas novidades.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Diversão garantida


Quer dar uma pausa nos estudos e aproveitar os eventos culturais que rolam em São Paulo? Se você ainda não decidiu o que fazer no final de semana tem que aproveitar essa dica. Diariamente, o Site Catraca Livre divulga um apanhado de todas as atividades culturais gratuitas ou a preços populares que acontecem na cidade. Nele, você encontra espetáculos de teatro, sessões de cinema, exposições e muito mais. Você também pode fazer um tour pelos pontos turísticos mais importantes da cidade, ouvir os podcasts e conferir roteiros feitos para quem usa o metrô. Acesse, conheça o site e aproveite!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mês do Cinema Nacional


Durante as próximas semanas de novembro, você pode aproveitar e curtir os filmes nacionais em cartaz nos cinemas por um preço bem mais barato.
Esta é a campanha do "Mês do Filme Nacional", que vai ocorrer entre os dias 10 e 13 e 17 e 20 de novembro, lançada pela Agência Nacional do Cinema, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (ABRAPLEX) e com a Associação Brasileira de Exibidores de Cinema (ABRACINE).
O ingresso inteiro custa 4 reais, bem menos do que a média. Você vai poder ver filmes premiados como Chega de Saudade, co-produções como Linha de Passe e Ensaio Sobre a Cegueira, além de filmes como Bezerra de Menezes - Diário de um Espírito e Última Parada 174, em cartaz no circuito comum. São diversas opções em cerca de 400 salas. O importante é você aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o cinema nacional.
Se gostar, pode começar a valorizar mais as produções brasileiras quando for escolher um filme para assistir no resto do ano. Para não ficar por fora, entre no site da Ancine e confira a programação.

Medicina: grande demanda e alunos mal preparados preocupa MEC

Mais uma vez, o curso de Medicina está na lista de mais procurados do vestibular da Fuvest. De acordo com o balanço divulgado pela fundação, apesar da diminuição em relação ao ano passado, a demanda continua grande. Neste ano, foram 13.379 inscritos (sem contar os treineiros), do total de 138.242 candidatos que farão o vestibular. A relação candidato-vaga também aumentou, de 33,99, para 34,97. Apesar da procura, o curso ocupa a 6ª posição entre os mais concorridos. Em outras instituições de ensino do país, a tendência, que está se repetindo anualmente, é a mesma. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Unesp (Universidade Estadual Paulista), o curso também está entre os mais concorridos para o ano que vem.

A crescente demanda por cursos de Medicina, no entanto, está fugindo um pouco do controle. Como estas instituições não estão absorvendo todos os interessados, novos cursos são abertos e podem funcionar em condições inadequadas.

Na quarta edição do exame aplicado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), por exemplo, que avalia alunos do sexto ano, os índices de reprovação dobraram em relação a 2005. Na ocasião, 31% dos alunos foram reprovados, porcentagem que cresceu para 61% em 2008. No estado, são 31 escolas em atividade, sendo que 5 ainda não têm turmas formadas. Além disso, os resultados apontam que a maioria dos alunos reprovados vem de instituições particulares. O Exame do Cremesp não é obrigatório e não serve de pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício da profissão. Porém, é uma ferramenta para avaliar a qualidade dos cursos e o preparo dos estudantes, já que, em dez anos, o número de denúncias feitas junto ao órgão cresceu 140%, o que é preocupante.

No início deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) denunciou que oito faculdades no país estão funcionando sem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), apenas com a autorização de um Conselho Estadual de Educação. O MEC anunciou que pretende “tomar providências” para avaliar com mais cuidado as deficiências dos cursos de Medicina e quais as instituições mais problemáticas, como já foi feito com os de Direito.

Sebo virtual


Uma boa dica para quem costuma visitar sebos em busca de livros usados é o site A Estante Virtual. Trata-se de um portal que reúne, na web, o acervo de centenas de sebos em 220 cidades do Brasil, além de coleções pessoais de pessoas interessadas em disponibilizar seus livros para venda. A idéia é tornar sua procura mais eficaz, já que você não terá de visitar pessoalmente os sebos para encontrar o livro de que precisa.

O sistema de busca permite a pesquisa de livros por autor, título, editora ou descrição. É possível ainda encontrar informações detalhadas sobre 1.205 sebos e livreiros de todo o país - com qualificações dos usuários - e sobre 2.699 pessoas interessadas em vender livros.

A Estante Virtual mantém ainda um blog, com novidades do mercado editorial, e um fórum para troca de informações, dicas e experiências entre os usuários do site. Para participar, é preciso fazer um cadastro.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Einstein no Ibirapuera


Vista por mais de dois milhões de pessoas em Nova York, Chicago, Boston, Los Angeles, Jerusalém, Birmingham, Dallas, Ottawa, Columbus, Istambul e Cleveland, a exposição sobre a trajetória do pai da Teoria da Relatividade agora chega ao Brasil. Realizada pelo Instituto Sangari em parceria com o American Museum of Natural History a exposição Einstein ficará em cartaz no Parque do Ibirapuera até o dia 14 de dezembro, de terça a sexta das 09h às 21h. Os ingressos custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,00 (estudantes e professores).

Os interessados pelo tema também podem participar de uma série de palestras e debates organizados pela revista Pesquisa FAPESP e o Instituto Sangari que ocorrem nas tardes de sábado e manhãs de domingo no auditório do pavilhão da exposição. A entrada é gratuita. Acesse e confira a programação.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Oportunidades em petróleo e gás


Nós já tínhamos levantado aqui que o setor de petróleo e gás está em alta e sofre com a falta de mão-de-obra especializada. Pois bem. Com o objetivo de melhorar essa situação, o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) abriu hoje um edital para oferecer mais de 20 mil vagas em cursos de formação gratuitos em 12 estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maior parte dessas vagas é para cursos de nível básico e médio, mas há cursos também para nível técnico e superior.

Para concorrer a uma vaga, você deve ter idade igual ou superior a 18 anos e inscrever-se entre os dias 12 de novembro e 19 de dezembro, no site da Prominp ou nos postos de inscrição credenciados indicados no edital. A prova de seleção será realizada no dia 18 de janeiro.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Melhore seu português

Uma boa dica para quem quer escrever e falar bem - seja para passar no vestibular, seja para ir bem no trabalho - é assinar o boletim Dicas de Português, do UOL. Todos os dias você recebe no seu email algumas explicações sobre questões simples e complicadas de gramática e ortografia.

O conteúdo é aberto, qualquer pessoa pode ter acesso. Para assinar, basta entrar no site e cadastrar um endereço de email. Vale a pena!

Temporada de concursos de bolsa em pré-vestibulares

Atenção vestibulandos. Não são somente as universidades que oferecem cursinhos pré-vestibulares a preços acessíveis, como é o caso do cursinho da Poli e do CAPJOVEM da Fundação Instituto de Administração (FIA). Grandes redes de ensino, como o Objetivo e o Etapa, já estão com inscrições abertas para seus concursos de bolsa para o curso Extensivo 2009. A mensalidade nestas instituições costumam ser superiores àquelas dos chamados cursinhos populares. Porém participando destes concursos você pode conseguir uma boa porcentagem de desconto. Por isso, se você está concluindo o Ensino Médio, ou é estudante do 2º ou 3º ano, corra para não perder as oportunidades.

Cursinho Etapa: As inscrições vão até amanhã, dia 8, são gratuitas e você pode fazer via internet ou em alguma das unidades do cursinho. A prova será no domingo, dia 9, às 9 horas e avaliará conhecimentos gerais.

Curso Objetivo: As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro, são gratuitas e podem ser feitas pelo site. O exame será realizado no dia 29, às 10 horas.

Em ambos os casos você pode conseguir até 100% de desconto, dependendo do seu aproveitamento na prova. Mas não vacile, estas são apenas algumas oportunidades para conquistar bolsas nos cursinhos pré-vestibulares. Outras instituições ainda não divulgaram a data de seus concursos. Fique atento.

Prorrogadas as inscrições para o Fies
Outra dica, desta vez para quem já está na faculdade, é o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), voltado para estudantes que precisam de financiamento para fazer a graduação. O prazo de inscrição foi estendido até o dia 14 de novembro e você pode fazer seu cadastro via internet, desde que esteja matriculado normalmente em uma das instituições parceiras. As condições de pagamento da dívida e os juros são bastante atrativos. Confira informações no site ou no Ikwa e compare com os outros tipos de financiamentos oferecidos para escolher o melhor para você.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Brincando de fazer televisão com o Futura


Se você tem vontade de trabalhar com audiovisual não pode perder esta oportunidade. O Canal Futura está com inscrições abertas para a 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura. O curso é voltado para jovens de 16 a 22 anos, estudantes de Ensino Fundamental, Médio ou que atuem em projetos sociais, que tenham interesse em mídias audiovisuais, em especial, em televisão.

Para participar, faça a inscrição e crie um projeto de veículo de comunicação- vale impresso, fotográfico, audiovisual ou web- que beneficie a sua comunidade. Os 15 melhores serão selecionados para participar da oficina, que realizada na sede do canal, no Rio de Janeiro, entre 12 de janeiro e 6 de fevereiro do ano que vem. Ao final da programação, os participantes recebem um certificado e seus projetos serão exibidos em rede nacional, no próprio Futura.

Quem gosta ou tem interesse em trabalhar como diretor, editor, produtor e em outras ocupações na área de vídeo, televisão e cinema vai aproveitar bastante os workshops, de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo, produção, ministrados por profissionais reconhecidos. A iniciativa é uma boa forma de aprender e de descobrir se é este o caminho que você quer seguir.

As inscrições vão até o dia 17 de novembro. Entre no site, veja todas as informações e boa sorte!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dicas para a Fuvest

Se você é um dos quase 140 mil estudantes inscritos no vestibular da Fuvest e está em ritmo acelerado na preparação para os exames não pode perder essa chance. O cursinho do XI, administrado pela Associação Pró-Cultura Cidadã da USP, realizará no próximo dia 08/11, sábado, uma aula com dicas sobre o conteúdo e a estrutura da prova. Não há restrições para fazer a inscrição. Você só paga uma taxa simbólica de R$ 3 no dia da aula, que será realizada das 13 às 18 horas. Inscreva-se pelos telefones (11) 3107-6293 ou 3101-4583 ou pessoalmente na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 277, 5º andar, Bela Vista, São Paulo. E não se esqueça: a primeira fase da Fuvest acontece no dia 23 de novembro!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Para jovens publicitários


Uma boa dica para quem atua ou pretende atuar na área de Publicidade é o projeto Os Criativos. O site, criado pela agência OlhoGráfico Design e Comunicação, é um espaço onde jovens talentos podem mostrar seu trabalho a potenciais clientes.

Para participar, é necessário que o interessado se cadastre. Feito isso, você pode ver as concorrências que estão em andamento e apresentar suas propostas de acordo com os briefings disponíveis. Caso seja o vencedor, além de ter seu trabalho reconhecido e divulgado pelo cliente, você ganha prêmios.

O site oferece ainda notícias da área, chats com profissionais, um banco de currículos e outros serviços úteis para quem quer dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Para saber mais, acesse o site.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mauá recebe inscrições para cursos de Pós Graduação e MBA 2009


O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico em Marketing e Vendas; Gestão de Projetos; Gestão Estratégica de Serviços de TI. Os MBA em Executivo - Administração para Engenheiros; Gestão de Projetos; Gestão Estratégica em Meio Ambiente e Governança de TI, também estão com oportunidades disponíveis no campus São Paulo.

Em São José dos Campos há vagas para a pós em Engenharia de Processos Industriais, com ênfase em Engenharia Automotiva e Instrumentação, e em Automação e Controle. Já em São Caetano do Sul, há vagas para especialização em Engenharia de Processos Industriais com ênfases em Desenvolvimento de Processos de Fabricação e de Produtos Alimentícios, Cosméticos e Farmacoquímicos; Engenharia Automotiva; Engenharia de Embalagem; Energia e Meio Ambiente; Instrumentação, Automação e Controle; Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Para o campus de Campinas, no ano que vem a instituição tem uma novidade: o programa de pós em Engenharia de Embalagem.

Fique atento, pois nos campi São Caetano do Sul, São José dos Campos e Campinas os processos seletivos abrem somente nos próximos meses. Para mais informações, veja os links dos sites acima.