A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro no final do ano passado e divulgada esta semana, mostra que os brasileiros lêem, em média, 4 livros por ano. É um número baixo, considerando-se que inclui os livros didáticos, indicados pela escola. Por vontade própria, o brasileiro lê apenas 1,7 livro por ano.
Não é de espantar que nosso desempenho em interpretação de textos nas avaliações internacionais seja sofrível. Nem que todos os dias eu me depare com profissionais recém-formados que mal conseguem falar uma frase corretamente ou escrever um e-mail sem inúmeros erros de ortografia.
O hábito da leitura é fundamental para que se desenvolva a comunicação oral e escrita e a capacidade de compreensão. Por isso, se você quer se dar bem no estudo e no mercado de trabalho, dedique boa parte do seu tempo a ler bons livros. Algumas sugestões? Comece pelos clássicos da literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Machado de Assis e Jorge Amado, entre muitos outros. Os clássicos da literatura universal também são importantes, não só para melhorar seu português, mas também para ampliar a sua cultura geral.
Procure também xeretar as prateleiras dos mais vendidos das livrarias. Nos últimos tempos, descobri várias boas surpresas entre os autores contemporâneos. Depois me conte aqui o que você encontrou!
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Ler é tudo!
Marcadores:
Instituto Pró-Livro,
leitura,
literatura,
livros,
Retratos da Leitura no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu aprendi a gostar de ler com Machado de Assis. Sugiro fortemente a leitura dos livros de José Saramago, um dos meus preferidos. Meu companheiro agora é "Cem Anos de Solidão", do Gabriel Garcia Marques!
Postar um comentário